O Globo - Zona Sul |
Rio, 14 de setembro de 2006
Troca polêmica em Laranjeiras
Mudança de ponto final de ônibus, da Praça São Salvador para a Rua Ipiranga, divide opiniões
Por Aline Gomes
[email protected]
Depois de cerca de duas décadas na Praça São Salvador, o ponto final da lnha 573 (laranjeiras-leblon) foi tranferido para a Rua Ipiranga. O alívio para os moradores da praça significou problemas para os comerciantes da rua, que criticam a instalação do ponto em frente a uma escola.
Segundo Ana Maria Chindler, dona da loja de artesanato Pé de Boi, o ponto de ônibus causa transtorno para o comércio:
– A placa diz que só pode parar um ônibus por vez, mas não é o que acontece. Tem vezes que são três ou quatro - conta Ana Maria, que, com outros comerciantes da rua, enviou um abaixo assinado para a Secretaria municipal de Transportes.
O presidente da Associação de Moradores de Laranjeiras, Paulo Marraio, diz que pontos de ônibus são motivo de reclamação no bairro:
– Eles sempre geram polêmica. A prefeitura tem que estudar cautelosamente onde instala-los.
O coordenador da Secretaria municipal de transportes na Zona Sul, major Geraldino Lira, diz que o ponto só foi instalado na Rua Ipiranga depois de avaliações de técnicos na área:
– Tiramos o ponto da São Salvador atendendo a solicitação dos moradores da praça. A Rua Ipiranga foi o lugar mais adequado, de acordo com os nossos estudos. Procuramos sempre levar em conta as reivindicaçõesda comunidade e estamos abertos a sugestões.
Um grupo de comerciantes da Rua Ipiranga: críticas à transferência, sob alegação de que coletivos tumultuam a rua.
-----------------------------------------------------------------------