Jornal VIA/Laranjeiras - Janeiro de 2010
Projeto "Qualivida" atende a mais de 70 idosos no Parque Guinle
Tatiana Resende
Com 96 núcleos espalhados pela cidade, o projeto da Prefeitura do Rio "Qualivida", proporciona a cerca de 26 mil idosos diversão e qualidade de vida. Através do desenvolvimento de práticas esportivas, recreativas e culturais, o projeto proporciona mais dinamismo e saúde para a 3ª idade. Presente no Parque Guinle desde agosto, atualmente atende a 73 idosos só no local.
Desenvolvido pela secretária de envelhecimento saudável e qualidade de vida Cristiane Brasil, o "Qualivida" visa levar à terceira idade um convívio social que há muito estava esquecido, além de independência e disposição para enfrentar o dia-a-dia.
Nas aulas de ginástica e alongamento, o idoso pratica exercícios que melhoram a elasticidade, o equilíbrio e também a firmeza e a força dos músculos.
Envelhecer não significa perder a qualidade de vida. O idoso se sente impotente quando não é capaz de efetuar tarefas diárias e que para muitas pessoas são simples. Com a prática de exercícios físicos, é possível desfrutar mais dos prazeres da vida, além de facilitar o cotidiano de cada um.
Para uma pessoa de idade avançada, melhorar a força e a resistência, significa subir uma escada mais facilmente, por exemplo. A boa flexibilidade e o controle do equilíbrio previne o tipo mais comum e mais perigoso de acidentes com idosos: as quedas.
Cada núcleo do projeto conta com uma equipe de quatro pessoas, que no Parque Guinle, é composta pela coordenadora Simone Amaral Guilhermino, a enfermeira Grasieli Almeida Gama, o professor de educação física Alex Marques de Mattos e a apoio Stephanie Monteiro.
Não há limite de idade para participar do projeto. Em Laranjeiras, a aluna mais nova tem 47 anos e a mais idosa, 83 anos. É preciso apenas estar em boas condições físicas. Antes de cada aula, a enfermeira aufere a pressão das alunas, e se o resultado estiver alterado, não será possível fazer a aula do dia. "Elas ficam meio bravas. Uma vez, até teve uma aluna que me disse que o aparelho devia estar quebrado, por que só a pressão dela estava dando alta" - revela a coordenadora Simone.
No grupo existem aposentadas, donas-de-casa, domésticas, todas interessadas em ter uma vida mais saudável. "Tenho uma senhora que é doméstica. O patrão que fez com que ela viesse até nós. Ele passou pelo parque, viu a aula acontecendo e chegou em casa e disse para ela vir se inscrever" - diz Simone.
Para fazer a inscrição, é preciso levar um atestado médico, como toda atividade física, e um documento de identificação. O material utilizado na aula é totalmente gratuíto e no momento da inscrição, a aluna recebe a carteirinha e a blusa do projeto.
As aulas de ginástica e alongamento acontecem às segundas, quartas e sextas, em dois turnos: das 7h às 8h15m e das 8h30m às 9h45m, dentro do Parque Guinle, em Laranjeiras. O acesso ao parque se dá pela Rua Gago Coutinho, 66 e pela Rua Paulo César de Andrade, 70 e 106.
Equipe da Qualivida: enfermeira Grasieli Almeida, coordenadora Simone Amaral Guilhermino, professor de educação física Alex Marques de Mattos e a apoio Stephanie Monteiro