O GLOBO -
Zona Sul,
17 de maio de 2006
Desrespeito que atrapalha o trânsito
Caminhões descarregam em lugares proibidos atrapalhando motoristas e pedestres em laranjeiras
Por Aline Gomes
[email protected]
O espaço para carga e descarga está ali, demarcado, mas o motorista do caminhão prefere parar poucos metros à frente, justamente num ponto de ônibus. A situação é rotineira na Rua das Laranjeiras, via estreita onde o trânsito é sempre intenso. Ao longo da rua, desde a saída do túnel Santa Bárbara até as proximidades do restaurante Mamma Rosa, caminhões de bebida e comida descarregam em fila dupla ou em lugares proibidos, atrapalhando o trânsito.
Os motoristas fotografados, procurados pelo GLOBO-Zona Sul, não quiseram falar com os jornalistas. Mas, apesar de avisados, continuaram com os caminhões estacionados nos pontos proibidos.
O professor José Eugênio Fernandes, morador do bairro, conta que demora cerca de 15 minutos no horário de maior movimentação de veículos de manhã, para ir da Rua Pereira da Silva ao Túnel Rebouças.
- São tantos caminhões pelo caminho que atrapalham a vida de quem tem horário a cumprir. Quem está ao volante tem que desviar o tempo inteiro. É um verdadeiro desrespeito ao motorista - reclama o professor.
Subprefeitura promete mais fiscalização
A analista de sistemas Marcelle Andrade Feijó conta que já reclamou com um policial sobre o abuso dos caminhões.
- O caminhão continuou parado e o policial disse que nada poderia fazer, pois depois deste, viria outro. Fiquei decepcionada - diz.
De acordo com a Guarda Municipal, quatro guardas fazem rondas durante o horário comercial na rua. O órgão admite o problema e informa que foram registradas 348 multas devido a estacionamento irregular na Rua das Laranjeiras, de janeiro a abril deste ano.
Além disso, a Guarda Municipal possui uma ouvidoria que funciona quase em tempo real para advertir motoristas estacionados irregularmente. Porém, a multa só é deferida quando o motorista estaciona atrapalhando o trânsito. Reclamações podem ser feitas 24 horas pelo telefone 0800-211532.
O presidente da Associação de Moradores de Larajeiras, Paulo Marraio, afirma que já prepara ações para melhorar o trânsito no bairro:
- Estacionamento irregular de carga e descarga é, sem dúvida, um dos problemas que tornam o trânsito da Rua das Laranjeiras lento. É preciso que os moradores entrem em contato com a associação para que possamos mostrar às autoridades o que nos incomoda. Temos que receber essa demanda dos moradores formalmente - orienta Marraio.
A Subprefeitura da Zona Sul II, que abrange os bairros do Humaitá, Botafogo, Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo e Urca, informou que intensificará as operações de combate ao problema não apenas em Laranjeiras, mas nas adjacências, aplicando multas e sanções aos motoristas infratores.
-----------------------------------------------------------------------
Fotos: Berg Silva