O GLOBO -
Zona Sul, 17 de maio de 2006
Após atraso, reforma entra em pauta
Prefeitura marca para o dia 30 a licitação das obras do centro cultural das Casas Casadas
Por
Paula Santos Dias
[email protected]

Quase dois anos depois da reinauguração das Casas Casadas, em Laranjeiras, o espaço de 2.400 metros quadrados deve passar em breve por novas modificações. Por meio da Secretaria de Fazenda, a prefeitura realiza em 30 de maio a licitação do Centro de Referência do Audiovisual da Cidade do Rio de Janeiro, formado por duas salas de cinema, restaurante, livraria, piano-bar e salas de exposição.
O projeto estava incluído no programa de restauração das casas, iniciado em 1999, mas não foi à frente por dificuldades administrativas e de adaptação do espaço para abrigar o restaurante.
- Agora, finalmente vamos receber os projetos de instalação, administração e exploração do centro cultural. As obras devem começar três meses depois que o resultado da licitação sair - garante Ricardo Macieira, secretário municipal das Culturas.
Tombadas em 1994 pela prefeitura, as casas com fachada neoclássica do século XIX abrigam hoje a sede e o acervo da RioFilme. O objetivo da prefeitura é construir duas salas de projeção no térreo e no primeiro andar com capacidade para 156 pessoas.
- Vamos aproveitar a presença da RioFilme para passar filmes brasileiros e de arte. Ainda não sabemos quanto vai custar o ingresso, mas os preços serão populares - garante o secretário, lembrando que o público terá ainda acesso gratuito ao acervo digitalizado de mais de 258 títulos de produções audiovisuais brasileiras.

As Casas Casadas, em Laranjeiras, devem receber em breve salas de cinema, restaurante, livraria e piano-bar.
Foto: Berg Silva/11-2-2004