17/06/2011
"Soltar balões não é legal; é ilegal"
Centro Educacional Miraflores lança campanha contra soltura de balões para proteger as florestas
Nos meses de junho e julho o Brasil inteiro se enfeita de bandeirinhas coloridas para comemorar a Festa de São João, uma das mais populares da nossa cultura. Os foliões, vestidos de caipiras, dançam quadrilha, comem comidas típicas como canjica e pamonha e fazem o tradicional casamento da roça. Infelizmente, nem tudo é alegria, já que algumas pessoas ainda insistem em soltar balões, prática proibida por lei desde 1998. Para alertar as crianças sobre os perigos que envolvem essa prática, o Miraflores - Unidade Laranjeiras lança a campanha: "Soltar balões não é legal; é ilegal".
Os festejos serão realizados, na Unidade de Laranjeiras, nos dias 17 e 18 de junho. "Vai ser muito bom unir a Festa de São João ao Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (instituído pela ONU em 17 de junho). Isso reforça a ideia de que comemorar festa junina com balões pode ser muito prejudicial ao meio-ambiente. Vamos nos divertir com a consciência de que devemos cuidar das nossas florestas", explica Eliana Garcia, coordenadora pedagógica da Unidade Laranjeiras.
No Miraflores, as crianças aprendem que os prejuízos quando um balão aceso cai sobre as matas são incalculáveis. Os balões não representam fatores determinantes na desertificação do solo, mas, principalmente durante o período de festas de São João, os incêndios provocados por eles têm forte impacto ambiental. Os alunos também veem em sala de aula que a imprudência dos baloeiros pode causar queimadura graves em outras pessoas. Outra lição é o risco que a soltura de balões oferece à aviação, principalmente às aeronaves de pequeno porte, isso porque as turbinas dos aviões podem parar de funcionar, levando a um pouso forçado e até mesmo a uma queda.
Exatamente por todos os perigos envolvidos na prática de soltar balões é que a atividade é considerada um crime. "Nossos alunos estudaram a Lei de Crimes Ambientais e agora sabem que não apenas soltar balões é ilegal, como também fabricar, vender e transportar estes produtos", finaliza Eliana Garcia.