18/04/2013
Foto: Isabel Vidal
Café da Manhã Solidário chega a 7ª edição no bairro das Laranjeiras
Evento registrou a coleta de 88 bolsas de sangue em uma única manhã
Constança Sabença
Conscientizar e estimular a doação de sangue é um dos principais objetivos do Café da Manhã Solidário, evento realizado há 7 anos e idealizado pela responsável do site Bairro das Laranjeiras, Isabel Vidal. Em sua última edição, no sábado (13), o evento registrou a doação de 88 bolsas de sangue em prol do Hemonucleo do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras – INC, referência do Ministério da Saúde em cirurgias de alta complexidade e transplantes de coração.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 92 milhões de doações são feitas todos os anos no mundo – a maioria por voluntários. Porém, deste total, 30 milhões realizam o procedimento uma única vez e não retornam aos hemocentros para novas doações. Para a médica do hemonúcleo do INC, Dra. Natalia Bertges Soares, a razão deste dado é a doação apenas em situações emergenciais. “Grande parte dos doadores procuram os hemocentros apenas quando há parentes hospitalizados, e após a recuperação não retornam voluntariamente. Outra questão que causa solidariedade e aumento nas doações são os desastres naturais. É preciso fazer da doação de sangue um hábito”, esclarece.
Outro parceiro da ação, Luiz Eduardo Lima, diretor administrativo do colégio Miraflores, onde o evento é realizado, atenta para a educação e conscientização das crianças sobre a doação de sangue “Este estímulo para ações sociais começa ainda criança, dentro da sala de aula. Desde a parte científica, os tipos de sangue, até a conscientização da importância da doação. E já que os alunos por conta da idade, ainda não podem doar, convidamos os pais, amigos e parentes para o evento, além dos moradores do bairro e região”.
Foto da esquerda: Luiz Eduardo Lima, Marilia Martins e Isabel Vidal
Foto da direita: alunos do Miraflores na palestra de Diva Peçanha
Mesmo sem idade para doar – o critério é de 18 a 67 anos, as crianças puderam aprender informações valiosas sobre alimentação saudável, na palestra da nutricionista do INC, Diva Peçanha da Silva, que também aproveitou para esclarecer um dos mitos mais frequentes sobre a doação “É comum as dúvidas sobre os critérios da doação de sangue. Doar sangue não enfraquece o organismo. Se o voluntário passar pela triagem realizada nos hemocentros, e estiver apto para doação, não existe nenhuma forma de prejuízo ao organismo.
Todos os presentes receberam um café da manhã pelo gesto solidário, preparado por uma equipe de voluntários e foram recebidos pelo grupo de escoteiros João Ribeiro dos Santos, que ajudaram a organizar a ação. E como música também é doação para a alma, o evento contou com a participação do artista Pascal Maurice Kahan, que embalou o evento ao som de realejos franceses.
"Fico feliz de ver que ao longo destes anos o evento tem mantido uma boa média de doações de sangue. O Café da Manhã Solidário tem ótimos parceiros o que faz do evento não só uma ação solidária, mas também de conscientização sobre a necessidade da frequência da doação de sangue”, encerra Isabel Vidal.
O hemonucleo do INC fica aberto de segunda a sexta-feira das 9h às 14h e atende não só a instituição, mas a Zona Sul da cidade – dando suporte ao HemoRio. É possível ainda solicitar uma coleta de sangue externa do INC em empresas e condomínios. Para mais informações, ligue para (21) 3037-2213.
Fotos: Constança Sabença