Folha da Laranjeira, Nov/Dez 2008
Coluna do Veterinário
POMBOS: MUI AMIGOS
Por Dr. Aristeu Pessanha Gonçalves — Médico Veterinário Diretor da Policlíncia Veterinária Ypiranga
A proliferação dos pombos vem tornando-se uma ameaça à saúde pública.
Os pombos são hospedeiros de vários parasitas. Hoje acredita-se que mais de cinqüenta doenças seriam transmitidas por estas aves. Entre elas destacam-se: histoplasmose, salmonelose, ornitose, criptococose e toxoplasmose, entre outras. A transmissão ocorre principalmente pela inalação de resíduos de fezes, poeira e contato ambiental. As lesões atingem órgãos como: pele, pulmão, visão e até o sistema nervoso central, podendo levar à morte.
Recentemente o Campus Universitário da UFF, Gragoatá, em Niterói, foi paralisado pela agressão de piolhos de pombo nas salas de aula. Levando professores, funcionários e alunos a serem hospitalizados. Já o Hospital Universitário Antonio Pedro teve sua maternidade e UTI Neonatal interditadas para fazer um trabalho de desinfestação do piolho de pombo.
Diante do exposto, acreditamos que seja necessária uma ação educativa junto à comunidade, com apoio da Vigilância Sanitária, a fim de prevenir tais enfermidades.
Como profissionais co-responsáveis pela saúde pública estamos alertando a comunidade para não alimentar os pombos e também procurem proteção para seus aparelhos de ar refrigerado, que servem de abrigo constante para estes animais, a fim de prevenir estas temíveis doenças transmissíveis pela presença dos MUI AMIGOS: OS POMBOS.
----------------------------------------------------------------------
Veterinária e Pet Ypiranga
Rua São Salvador, 115 - Laranjeiras
Tel.: (21) 2555-2323
www.vetypiranga.com.br