Folha da Laranjeira, Nov/Dez 2008
Casa da Leitura, em Laranjeiras, promove livros em áudio
O Projeto Livro Falado atua desde 2000 pela inclusão do cego, principalmente através da produção de livros acessíveis, neste caso o livro falado, que é uma técnica existente no Brasil há mais de 40 anos. Este técnica permite que o livro em tinta seja transformado num livro em áudio para que a pessoa que não enxerga possa conhecer o conteúdo da obra.
Os primeiros livros gravados pelo Projeto foram em parceria com a Academia Brasileira de Letras, sob coordenação do Poeta Ivan Junqueira, que acabou de receber o Prêmio Jabuti em Poesia. Foram produzidos mais de 42 mil livros em áudio e distribuídos gratuitamente para audiotecas e bibliotecas brasileiras. O acervo é composto por Machado de Assis, João Guimarães Rosa, Orígenes Lessa, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, João Cabral de Melo Neto, entre outros.
- Meu trabalho é de tornar acessível para pessoas cegas, especialmente crianças, livros que são lançados no mercado editorial. É o livro falado, um pouco diferente do áudio book, pois requer uma adaptação que atenda melhor àquele que não enxerga – Diz Ana Lu Palma, coordenadora do projeto.
Assim, cegos e pessoas com baixa visão podem mergulhar nos universos propostos por estes autores e se deliciarem com o melhor de nossa literatura. As vozes são de Léa Garcia, AnaLu Palma, Íris Lettieri, Sergio Fonta.
Agora a Casa da Leitura está abrigando o Projeto Livro Falado: duas oficinas para a capacitação de novos ledores (pessoas que gravam livros para cegos) estão acontecendo.
Nela os participantes aprendem a melhorar sua dicção e leitura, com diversos exercícios específicos. Assim, passam a conhecer melhor sua voz. Além disso, ingressam no mundo daqueles que não enxergam conhecendo habilidades e dificuldades provenientes da condição de não vidência. Os livros em tinta são gravados em computador num programa livre.
- O objetivo é gravar um acervo de 100 novos livros para disponibilizá-los numa página da internet para que crianças e jovens cegos de 8 países da Língua Portuguesa possam ler\ouvir. Este projeto já está enquadrado na Lei de Incentivo à Cultura e está em busca de patrocinador – Conta.
Aqueles que quiserem participar das próximas Oficinas na Casa da Leitura entrem em contato com a Coordenadora do Projeto Livro Falado, AnaLu Palma pelos telefones 8636 8725 / 2549 6376 ou
[email protected]
Mais informações:
www.livrofalado.blogspot.com