Rio, 20/02/09
BALANÇO GIGANTES DA LIRA 2009 &
BAILE NA RODA GIGANTE 2016
O GIGANTES DA LIRA agigantou-se! Em 11 anos o boca a boca foi correndo; nossos foliões foram crescendo; a repercussão chegou aos ouvidos do grande público e ele veio, veio, veio, veio que veio... e o nosso bloquinho Gigantes da Lira teve a sua experiência de ser um GIGANTE de verdade, grande, corpulento, com dificuldades para se locomover no seu pequeno percurso... Mas foi, foi, foi e foi lindo, cheio de paz, alegria, esbanjando cores e criatividade!
Eu diria que artisticamente esse foi o ano em que o folião local marcou forte sua presença, se apropriou do bloco, enriquecendo nossa lira! As impagáveis surpresas "Made in General Glicério e Cristóvão Barcelos" chegaram como elos de uma forte corrente que eu chamo de tradição.
Lindas e marcantes as Enxutas da Lira, lideradas pela Cristina Sarquis do Edifício Umuarama; inesquecível e surpreendente a performance do superman (Victor Marigo) voando sobre nossas cabeças, provocando gargalhadas e frissons coletivos, outro presente do Ed. Umuarama.
Nossa passagem pela Cristóvão Barcelos foi especialmente lírica. A chuva de bolas coloridas do Ed.Solar (281) chegou a me tirar lágrimas dos olhos! Palmas para vocês, foi emocionante! Seguindo, a banda nos embalou com "Bandeira Branca" e "As Pastorinhas", nesse momento a multidão uniu-se para cantar!
Outros vizinhos tiveram a boa idéia de respingar água sobre nossos calores, certamente para nos acalantar e nos preparar para cantar "Carinhoso" em serenata sob a lendária janela de Dona Elizabeth, nossa musa octogenária, esse ano sob a luz do lusco-fusco.
Muitas novidades vindas também de fora. Até mesmo a Casa Branca enviou o seu representante maior, um OBAMA empolgado e feliz com nossa folia, e da genuína cultura popular, a delicadeza dos palhaços mirins nas pernas de pau do grupo "Carroça Mamulengo" abriam alas junto a nossa trupe de palhaços.
Mudar de sábado para domingo foi uma tentativa de desafogar o trânsito da área e permitir um carnaval mais tranqüilo. O gigantismo que nos alcançou, embora sem perturbar a beleza, a paz e a alegria, nos leva a outra mudança radical.
Em 2010 (próximo desfile) sairemos no domingo sim, mas às 8 da manhã, horário mais infantil e familiar.
Para quem ficou com gosto de quero mais, fica o convite para participar do bailinho
Gigantes da Lira na Roda Gigante 2016, neste domingo de carnaval, às 16 horas, no lindo cenário natural dentro do Forte de Copacabana, em campanhas pelas Olimpíadas no Brasil. Será deslumbrante!
Que os anjos da lira sigam sempre conosco, pois temos alma, estirpe e corações gigantes, sim!
YEDA DANTAS vulgo DOUTOR GIRAMUNDO