LARANJEIRAS E REGIÃODivulgamos o bairro pro bairro, a região pra região
Promovemos o comércio e a cultura local
Fomentamos o amor ao bairro e o bem viver em comunidade
Segue a gente : )
© 2005 - 2022 Isabel Vidal Todos os direitos reservados
|
e Cosme Velho
O Globo - Zona Sul | Rio, 23 de novembro de 2006
Ação preventiva contra favelas
Comitê elabora projeto para evitar reocupação da área de onde foi removida a Vila Alice, em Laranjeiras
Por Guilherme Freitas
[email protected]
O vazio deixado nas encostas de Laranjeiras pela remoção da favela Vila Alice, no início do ano, tornou-se uma preocupação para a vizinhança. Para evitar que o espaço volte a ser habitado, o Comitê Ambiental Vale do Rio Carioca - formado por associações de moradores de Laranjeiras, Cosme Velho e Flamengo - apresentou à subprefeitura da Zona Sul 2 um projeto de ocupação da área.
O plano prevê o reflorestamento da região antes ocupada pela favela, que abrigaria uma sede administrativa do município, brinquedos e uma quadra esportiva. Seria também uma forma de conter o avanço da favela vizinha, Julio Otoni, segundo uma das integrantes do comitê, Flavia Cunha:
- A Julio Otoni está se expandindo em direção ao terreno de onde foi removida a Vila Alice. Os novos barracos já são visíveis da rua.
O comitê propôs também uma série de intervenções na Julio Otoni, destinadas a evitar o crescimento da favela. A principal proposta é a inclusão da favela num programa de organização urbanística e social da prefeitura, que forneça infra-estrutura básica e saneamento aos moradores.
Também foi pedida a remoção de residências da Julio Otoni que avançaram sobre áreas de proteção ambiental da encosta, e de outras, que estão construídas em lugar de risco de desabamento. O projeto solicita ainda a adaptação de construções que tenham excedido o limite de dois pavimentos, determinado pelo município.
O projeto prevê também a abertura de uma rua larga na Julio Otoni, o que facilitaria a circulação de pessoas e veículos e a oferta de serviços públicos, como coleta de lixo, policiamento e acesso a ambulâncias.
A subprefeitura fará uma inspeção na Julio Otoni para analisar o projeto urbanístico do município mais adequado à comunidade.
-----------------------------------------------------------------------
Remoção se arrastou por 15 anos
A disputa em torno do terreno da Vila Alice começou em 1992, quando o condomínio Parque Residencial Laranjeiras pediu a reintegração de posse na Justiça. Na época, a comunidade tinha apenas 39 barracos. Em 2004, a 6 a Câmara Cível deu ganho de causa aos proprietários e o prefeito César Maia assinou a desapropriação, que previa indenizações. Só no início de 2006, por ordem da justiça, a remoção foi executada.
-----------------------------------------------------------------------
Legenda da foto: A área de onde foi removida a Vila Alice (á direita) sofre com expansão da favela vizinha, a Julio Otoni
Foto de André Coelho