26/08/2011
Posto de esterilização
Esterilização gratuita de cães e gatos no Largo do Machado
O projeto atende não apenas animais de rua, mas também bichos de estimação, e incentiva a adoção
Por Helena Rosa
O "TaxiDog" chega cedinho ao Largo do Machado. Nele, viajam cerca de 10 gatinhos recolhidos na rua, que estão sendo levados para o posto do Bicho Rio, programa da prefeitura que promove a esterilização gratuita de cães e gatos. Lá também é possível conseguir informações sobre adoção de animais. O posto funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 17h.
O "Taxi" em questão é uma kombi fretada pela protetora de animais Deise Santos. Ela e a sobrinha, Claudia Santos, recolhem os animais abandonados, que ficam um dia com elas e no dia seguinte são levados para castração. Depois de operados, estão liberados para doação. "Infelizmente, se não forem adotados, serão soltos novamente nas ruas. Não temos como cuidar de todos", conta Deise.
Para informações sobre como adotar, a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais disponibiliza o seguinte número de telefone: (21) 3402-0388. No Largo do Machado, as feiras de adoção geralmente ocorrem aos sábados.
O programa da prefeitura não atende apenas cães e gatos abandonados. Qualquer um pode levar seu bichinho de estimação. A castração de animais é recomendada por vários motivos, inclusive de saúde para os animais. Evita, por exemplo, o câncer, infecções e a perpetuação de doenças genéticas. No caso de animais de rua, também ajuda a diminuir gradualmente essa população.
Para que o animal faça a cirurgia, é necessário marcar horário antes. O agendamento é feito às sextas-feiras, a partir das 8 horas.
Gatinho antes da cirurgia: esperando adoção