O Globo - Zona Sul - 26 de abril de 2007
Derrubada no Parque Guinle
Tomadas por parasitas, 13 árvores do parque deverão ser removidas na semana que vem
Por
Gabriela Temer
[email protected]
Treze árvores terão que ser derrubadas no Parque Guinle devido a problemas fitossanitários. Este é o balanço da vistoria feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente na área, há cerca de duas semanas. A operação foi realizada após uma reportagem do Globo Zona-Sul, alertando que as árvores do parque tinham sido tomadas por parasitas.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Fernandes, a derrubada foi agendada para a próxima semana. Entre as árvores que serão removidas, estão três flamboyants e um jacarandá-mimoso, plantados na Rua Capitão César de Andrade, além de oito ipês e uma palmeira de 15 metros situados dentro do parque. A palmeira, inclusive, está com a base comprometida.
– Nas outras árvores, a pode resolverá o problema dos parasitas - diz Rosa.
Cartão-postal da cidade e marco da arquitetura modernista, o parque tem projeto paisagístico assinado por Roberto Burle Marx. Apesar do valor arquitetônico, natural e histórico, a conservação do espaço esbarra em problemas operacionais da prefeitura. Árvores comprometidas por parasitas, inclusive, são uma questão antiga no parque. A secretária admite o problema, mas diz que não tem condições de realizar um trabalho preventivo mais eficaz.
– Temos 700 mil árvores na cidade. Fazemos uma vistoria de rotina, mas até voltarmos a um lugar levamos cerca de três anos. Só retornamos antes quando há reclamação – explica ela.
Suellen Monteiro, que mora em Laanjeiras e freqüenta a área de lazer, dispara contra o argumento.
– Todo mundo sabe que há parasitas nas árvores do parque. Não dá para entender que o município não criou ainda ações programadas para o espaço, que é tão importante. Eles só vêm quando a situação chega no limite – reclama.
-----------------------------------------------------------------------
Legenda da foto de Ana Branco: Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a vistoria realizada no Parque Guinle, em Laranjeiras.