29/07/2011
Canteiros de cara nova
Moradoras do Cosme Velho plantam mudas em canteiros para tentar conscientizar as pessoas em relação à conservação do bairro e redondezas
Por Helena Rosa
Os canteiros em frente ao número 430 da Rua das Laranjeiras receberam vida nova na manhã do dia 23 de julho, um sábado. Com o apoio de alguns moradores do bairro e do restaurante Varandas Gourmet, a paisagista Claudia Arakaki e a jornalista Vilma Goulart plantaram mudas no local, deixando os canteiros muito mais bonitos.
"Estávamos cansadas de passar todos os dias por canteiros abandonados. E achamos que temos a capacidade de resolver isso. Com energia, disposição e boa vontade, dá para realizar essa transformação", afirma Claudia, que, assim como Vilma, é moradora do Cosme Velho.
Foi através de um mapeamento e de conversas com os moradores e com o paisagista Manfred Bert, que forneceu o material, que foi tomada a decisão de qual seria o canteiro e quais seriam as mudas plantadas. Claudia explicou que, como a Rua das Laranjeiras é uma região de muito movimento, a preferência foi por plantas altas e mais resistentes. A iniciativa foi integrada ao movimento "Cidades em transição", que propõe que o indivíduo realize uma transformação no ambiente onde vive, buscando uma melhor qualidade de vida. "Atividades lúdicas como essa sensibilizam mais as pessoas do que iniciativas formais" acredita Vilma, que fazia parte da extinta Rede Social do Cosme Velho, em que melhorias para o bairro eram discutidas.
O plantio das mudas chamou a atenção de quem passava pelo local. Muitas pessoas paravam para olhar e se informar sobre o projeto. Assistindo de longe, Luciete, recepcionista do Varandas Gourmet, concorda com a revitalização: "É importante para conscientizar as pessoas".
Essa também é a opinião de Vilma. Para ela, a iniciativa terá valido pena se for criado um maior respeito da população em relação ao espaço em que vive. "Muita gente joga lixo no canteiro, passa por cima, arranca as plantas. Se conseguirmos incentivar as pessoas a não fazerem mais isso, já será um grande avanço", torce.
Alguns dos moradores que colaboraram com o projeto