LARANJEIRAS E REGIÃODivulgamos o bairro pro bairro, a região pra região
Promovemos o comércio e a cultura local
Fomentamos o amor ao bairro e o bem viver em comunidade
Segue a gente : )
© 2005 - 2022 Isabel Vidal Todos os direitos reservados
|
e Cosme Velho
O Globo - Zona Sul | Rio, 28 de setembro de 2006
De portas abertas para as queimadas
Crime ambiental pavimenta o caminho para possível surgimento de uma nova favela
Por Gian Amato
[email protected]
Uma das poucas áreas verdes desocupadas em Laranjeiras começa a perder a batalha contra a ocupação ilegal. Há cerca de um mês, o terreno localizado na Rua Mundo Novo 1.845 teve o solo queimado. O procedimento indicaria a preparação do local para a instalação de uma nova favela, segundo o Ministério Público Estadual.
– Há cerca de um ano, nesta mesma rua, surgiram ocupações ilegais, e a prefeitura demoliu. Tudo indica que o terreno está sendo preparado para nova invasão - afirmou o promotor Carlos Frederico Saturnino, da 1º Promotoria de Tutela Coletiva de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual.
O Promotor disse ainda que instaurou inquérito civil e determinou que a Secretaria municipal de Meio Ambiente fizesse uma vistoria no terreno.
A presidente da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (Amab), Regina Chiaradia, também pediu providências à Secretária de Meio Ambiente.
– Exigimos o reflorestamento da área - disse.
A secretaria de Meio Ambiente informou, em nota, que a vistoria não constatou dano ambiental e que irá advertir o proprietário de que é proibido queimar resíduos sólidos ou sucata a céu aberto, conforme a lei municipal 3.273/2001
Marcas: O fogo deixou um rastro de destruição no solo do terreno
Em outro ponto, a queimada eliminou o verde que cobria a encosta
--------------------------------
Fotos de Lucíola Villela