EXTRA-
Rio, 29 de março de 2006
Há dez anos sem aumento, professores fazem passeata
Protesto termina em frente ao Palácio Guanabara e pára o trânsito
Professores e funcionários administrativos da rede estadual, em greve desde o dia 16, fizeram manifestação ontem em frente ao Palácio da Guanabara exigindo reajustes salariais. Cerca de dois mil professores, funcionários, alunos e pais de alunos reuniram-se em assembléia no Largo do Machado, pela manhã, e seguiram em passeata até a sede do governo do Estado.
Com faixas de protesto, apitos e balões negros, os manifestantes bloquearam a pista sentido Botafogo da Rua Pinheiro Machado por mais de uma hora. A pista sentido Laranjeiras do Túnel Santa Bárbara teve que ser fechada, provocando engarrafamentos até o Santo Cristo.
Uma comissão de grevistas foi recebida pelo chefe de gabinete da Secretaria estadual de Governo, Sérgio Poubel, mas não houve acordo. Além do reajuste de 34,62%, a categoria que há dez anos não tem aumento do piso salarial, reivindica o cumprimento do plano de carreira; a convocação de oito mil professores concursados e a realização de concursos para acabar com o déficit de 26 mil professores da rede estadual.
De acordo com o governo, as exigências serão encaminhadas à governadora Rosinha Garotinho, mas não há previsão para serem atendidas. Professores e funcionários decidiram manter por tempo indeterminado a greve, que, de acordo com o Sepe, atinge 60% dos mais de 120 mil profissionais da rede estadual. Na segunda-feira, às 14h, haverá nova assembléia.
-----------------------------------------------------------------------
FOTO Custódio Coimbra: Em busca de direitos: professores fazem manifestação
EXTRA- Rio, 29 de março de 2006
Morta em incêndio
Um incêndio destruiu parte de um apartamento, no início da noite de ontem, na Rua Conde de Baependi, em Laranjeiras. Segundo policiais da 9ª DP (Catete), Maria Filismino Veiga, que morava sozinha no último andar do edifício, morreu. De acordo com informações dos quartéis dos Bombeiros do Catete e do Humaitá, o fogo começou no apartamento 601 e foi controlado cerca de meia hora depois. Até o fim da noite, a causa do incêndio não havia sido divulgada.