Laranjeiras, 29/07/09
Evento de Adesão à Rede de Proteção ao Parque Nacional da Tijuca
O Projeto Água em Unidade de Conservação, realizado pelo Instituto Terrazul em parceria com Parque Nacional da Tijuca, Patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, promove no próximo dia 31 de julho, às 17h, na Estação do Trem do Corcovado, à Rua Cosme Velho nº 513, em parceria com a Associação do Parque - Coquetel de Adesão à Rede de Proteção ao Parque Nacional da Tijuca o evento:
"Entre para a Rede de Proteção e Preserve o Parque Nacional da Tijuca".
A Rede de Proteção ao PNT - RJ é uma iniciativa do Projeto Água em Unidade de Conservação (H2OUC) e se configura numa estratégia de incentivo ao trabalho em rede e de captação de recursos humanos, técnicos e financeiros para o alcance da sustentabilidade de ações promovidas para esta Unidade de Conservação.
Várias parcerias já estão sendo formadas no âmbito da Rede, todas fundamentais para garantir a proteção do Parque Nacional. Na região do Cosme Velho, local em que será realizado o evento de adesão, parceiros como a Associação Comercial do bairro, Colégio Sion, Associação de Moradores do Cosme Velho, Associação Brasileira Movimento Rio Carioca, Entidade "Se Essa Rua Fosse Minha", Sociedade de Amigos do Cristo, Esfeco Administração Ltda.(Trem do Corcovado), além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, já assinaram o Termo e aderiram a campanha. São cerca de 40 entidades Governamentais e Não Governamentais envolvidas com a proteção de um dos maiores patrimônios do Rio de Janeiro.
Este evento contará com a presença de autoridades da área ambiental e de instituições interessadas na recuperação e preservação deste patrimônio natural, quando receberão o certificado de adesão à rede.
As pessoas físicas e jurídicas que aderirem à campanha receberão o Boletim da Rede de Proteção, o Rede News, assim como, participarão de fóruns, enquetes e ficarão informados de eventos, além de participarem de cursos promovidos pela Rede, como o de Elaboração e Gerenciamento de Projetos.
Outro benefício importante gerado pela Rede de Proteção para seus associados, através do Site (
www.redeprotecaopnt.org.br), é a exposição de seus projetos, em andamento, e também daqueles que necessitam de financiamento. A Rede irá fomentar apoio da iniciativa privada aos projetos postados na Cesta (espaço de visibilidade de projetos no site) e possibilitará a ampliação de ações na Unidade de Conservação. Fato este que é inédito no cenário atual.
O encontro no Cosme Velho, dia 31 de Julho é o primeiro de uma série de três e envolve entidades também das Laranjeiras e adjacências. Em setembro a Rede irá promover na região do Jardim Botânico, Gávea e Lagoa o segundo encontro e em Novembro será realizado o terceiro na região da Tijuca, Rio Comprido e Grajaú.
Participe! Proteja o Parque Nacional da Tijuca, sem ele o Rio seca.
Roteiro:
17h - Chegada
17:15h - Subida ao Trem do Corcovado
18h - Fala Terrazul - Coordenador Geral - Marcos Sant'Anna
18:20h -
Fala do Chefe do Parque - Ricardo Calmon
Fala da Petrobras
Falas de Autoridades
19h - Entrega de Placas comemorativas e Coquetel
*Sobre o Projeto "Água em Unidade de Conservação" - Programa Petrobras Ambiental - em parceria com o Parque Nacional da Tijuca:
últimos três anos, o projeto investiu em reflorestamento, manutenção de encostas em áreas de risco e na implantação de proteção aos limites do parque, e ainda, realizou monitoramentos da qualidade da água dos mananciais, estudos sobre gestão de recursos hídricos e atividades de educação ambiental.
O projeto beneficia cerca de 12 escolas, 17 comunidades e 60 entidades, aproximadamente, incluindo moradores das comunidades de baixa renda do entorno, que dependem das nascentes do parque para abastecer suas residências, escolas da rede pública ou particular, visitantes do Parque Nacional da Tijuca, além do público de várias entidades parceiras e da própria sociedade.
O Instituto Terrazul lançou a
Rede de Proteção ao Parque Nacional da Tijuca. Além das 24 instituições que fazem parte do conselho consultivo do parque, o projeto busca criar uma rede de protetores da unidade de conservação, com a participação de instituições e da própria sociedade.
Sobre a Rede de Proteção Ambiental acesse:
www.redeprotecaopnt.org.br
Informações sobre o evento:
Ana Claudia Rebello
Coordenação de Comunicação e
Assessoria de Imprensa Instituto Terrazul
Gharden Comunicação
Tel.: 21 3553-3607 / 21 8176-2913
Aretha Neves
Pablo Rocha
Assessoria - Gharden Comunicação / Instituto Terrazul
Tels.: 21 3553-3607 / 21 9948-7979 / 9111-7754
[email protected]