Cosme Velho, 30 de janeiro de 2008
Quadra de esporte e lazer do complexo de comunidades do Cerro-Corá
Um dos últimos acontecimentos que modificou a rotina de inúmeros cariocas foi a interdição do Túnel Rebouças devido ao desmoronamento de uma encosta provocada pela forte chuva. O problema, por um lado, muito divulgado pela mídia, fez com que muitos mudassem o seu trajeto, uma vez que a primeira galeria do túnel - sentido Cosme Velho/Lagoa, ficou totalmente interditada. Por conta do grande transtorno que o fato pôde ocasionar, a Prefeitura tomou como objetivo através da Geo-Rio, a realização das obras necessárias para a liberação da passagem do túnel.
Por outro lado, algo que não foi tão divulgado, diz respeito à própria dinâmica dos moradores da Comunidade Cerro-Corá que ficaram totalmente atônitos ao verem o desmoronamento que afetou o único espaço de lazer da comunidade.
A quadra do Cerro-Corá tem sido utilizada, desde a sua origem e posterior reforma, por crianças, adolescentes e jovens, não descartando o público adulto, para festas, brincadeiras cotidianas, esportes e outros eventos. Nela acontece o único projeto social existente na comunidade - o Projeto Dando Bola Pra Vida - da ONG Se Essa Rua Fosse Minha. Há cinco anos a instituição vem realizando através do projeto atividades de Circo Social e Esporte, promovendo o protagonismo infanto-juvenil e o desenvolvimento comunitário, através de torneios de futebol, apresentações de circo além do trabalho com as famílias. São atendidas semanalmente 300 crianças, adolescentes e jovens, que nos horários complementares à escola participam de aulas e oficinas de circo social, contação de história e esportes.
De acordo com os responsáveis pela contenção da encosta, a quadra estaria liberada para utilização da comunidade no dia 9 de janeiro de 2008, aproveitando o período de férias das crianças. Porém o mesmo não ocorreu e a quadra continua na mesma situação, deixando apreensivos os moradores e a equipe do projeto.
Toda a comunidade do Cerro-Corá aguarda os devidos reparos e reforma da quadra, pois esporte e lazer são direitos constitucionais e de todos.
Equipe do Projeto Dando Bola Pra Vida
ONG Se Essa Rua Fosse Minha
28 de janeiro de 2008