"Já fez o seu Blog? ", "O Blog do beltrano é uma M..."
De uns tempos para cá, vários amigos vêm me perguntando, me cobrando sobre minha inclusão no mundo dos Blog
Comecei a ficar atento,ou um pouco mais, ao assunto, pois "to be or not to be" blogueiro até então não tinha sido minha questão.
Fiz pose de entendido em informatiques, afinei os ouvidos para o Inglês já abrasileirado desta área e fui à luta, "vou ver esse tal de Blog".
Visitei vários Blogis (?), conhecidos e desconhecidos, ouvi comentários do tipo "Já fez o seu Blog?"," o fulano fez um Blog que está super badalado", "o Blog do beltrano é uma M..., ", enfim, me empenhei em saber sobre o assunto.
Percebi que essa ferramenta tecnológica era algo tão desconhecido quanto ao seu real propósito de existir quanto a sua aplicação, entretanto, mesmo dentro desse mar de desconhecimentos, consegui identificar, pelo método da análise comparativa, alguns tipos(?) de Blog e comportamentos de seus participantes, os "Blogueiros" .
Vejamos pois, três tipos, maneiras ou intenções de uso, não sei qual o termo usar, pois não consigo classificar algo desconhecido, que mais me chamaram a atenção, não pelo julgamento da ferramenta tecnológica, nem pelo seu uso..., mas pela possível associação de idéias com símbolos e objetos já existentes desde a pré-história da informática blogueira:
1 - Muro das lamentações :
Nele, o "blogueiro" descarrega tudo que esta intalado em seu ego, em sua existência, suas amarguras, recalques e frustrações.
Se alguém lê ou não, pouco importa, "eu preciso, eu quero e tenho o direito de" lamentar, lamuriar.
Esta manifestação se faz por um ato totalmente pessoal, voluntarioso, intransferível, indivisível e não compartilhado. E os outros? Não interessa, pois "Cada qual carrega a sua cruz!!!!".
Após o descarrego vem aquela sensação de alívio, aquela leveza por ter se livrado daquela "coisa que estava presa dentro da gente".
2 - Botequim de esquina :
Tem que ser de esquina, típico do nosso Rio de Janeiro, seus freqüentadores estão sempre em pé, agitados e sempre em estado de alerta, prontos para defender com unhas e dentes, entre goles de cerveja, seu ponto de vista, sobre qualquer assunto que "pinte na roda".
Sobre botequim de esquina, dizem que a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília não se consolidou porque em Brasília não tem esquinas, local geográfico tradicional desses adoráveis adornos arquitetônicos.
Neste tipo de Blog, a efervescência dos participantes é o "must", o assunto, de ordem frugal ou não, é tão importante quanto a sua irrelevância.
A eloqüência e a determinação em demonstrar ser o dono, e o único da verdade de toda a história da humanidade é uma das características desse "blogueiro" e que me faz lembrar "conversa de botequim", ou estilo "a bola quicou perto de mim, deixa que eu chuto", e chuta mesmo !!!!
As propostas, soluções e discursos têm a duração de um passar de olhos e um teclar "ENTER".
Ao final, o participante fica com a sensação de ter resolvido, com bravura e inteligência todos os problemas que "quicaram no blog" e ao leitor, fica somente a lembrança de "este cara é F... , não tem medo de nada..." e quanto ao assunto, que assunto? eles nem se lembram do que foi escrito.
3 - Caixa de sugestões :
Sua característica principal é que qualquer assunto é colocado ali, sem qualquer critério, o importante é "ter assunto rolando".
Ao final o participante fica com a sensação de que fez tudo para melhorar alguma coisa, que muitas vezes ele nem tem idéia do que seja, e a esperança de que alguém, em algum dia, ler sua colocação. E se ninguém ler? "deixa pra lá, fiz minha parte!!!"
A tendência é de ninguém ler, ou se ler, esquecer da mesma forma e rapidez que o próprio autor.
Tenho certeza que este tão badalado veículo de comunicação é, ou pode ser usado de outras maneiras e formas, que melhor aproveitem sua natural razão de existir.
E alguém sabe qual é?
Variedades |