13/04/2006
ATITUDES DE PREVENÇÃO - IV
Por Sérgio Castiglione
O voto está à nossa disposição, ao alcance de um clique. E o Cristo Redentor será eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Ouvi contar que o artista se inspirou em uma figura de mulher para modelar a face do Cristo. Muito mais do que justo. É da mulher que nascem as verdadeiras maravilhas do mundo.
Enfim, a boa notícia. Lá vem outro bebê para abalar velhos conceitos e nos proporcionar a evolução, através de um reviver intenso e de um reaprendizado constante. É uma grande chance de reciclar nossos conhecimentos com as trocas que serão catalisadas pelo surgimento do novo, nos reeducando para mais uma vez podermos conviver com a verdadeira maravilha; a maravilha da Criação. Desde o início da gravidez um círculo de cuidados, de corpo e espírito, deverá ser estabelecido em torno do binômio mãe-filho, pois um não viverá a felicidade plena se houver sofrimento do outro. Embora muitos desses processos venham a ser executados pela ação externa dos médicos que acompanham a gestação, haverá uma enorme atividade de proteção mútua conduzindo silenciosas e às vezes imperceptíveis mudanças no organismo materno, com respostas de objetivo idêntico pelo organismo em formação.
Como os médicos atuarão no processo? Acompanhando mensalmente a interação entre estes dois organismos, realizando exames rotineiros, inclusive complementares, sempre com atenção especial às medidas preventivas que avaliarão doenças metabólicas, pressão arterial e imunizações da mãe (hepatite B / tétano / gripe). É importante a troca de informações freqüente e o conhecimento da história familiar, e é desejável que um pediatra (que posteriormente assistirá o parto), acompanhe pelo menos o último trimestre da gravidez. Ele trará à mãe as orientações necessárias para que ela não venha a engrossar as fileiras estatísticas dos erros cometidos pela natural e angustiante inexperiência de ser "mãe de 1ª vez".
Cabe a todos nós, cidadãos, cuidar daquilo que ocorre em torno de algo que se crê ser uma das Maravilhas do Mundo. De que vale este título se em torno DELE, no acesso à ELE, reinam o caos urbano e a desordem social. Atentem para o que ocorre no bairro do Cosme Velho, na praça São Judas Tadeu.
Votem no Cristo, mas lembrem-se que este ano teremos outras eleições.
Votem também, então, naqueles que, agindo como "médicos da sociedade", se empenhem em proporcionar transformações e ajam preventivamente para que o título, se alcançado, não seja perdido ou impossível de ser apreciado, colaborando para que todos nos sintamos, enfim, verdadeiramente maravilhados.
E, para não perder o trem, como é costume se ver nas faixas expostas nestas épocas de eleições.
FELIZ PÁSCOA
É O QUE DESEJA O AMIGO (QUE NÃO É CANDIDATO)