Ôi amigos, eu de novo.
Me perdoem.
Desta vez, seguindo conselhos , mais sucinto.
E talvez mais claro.
São as manchetes da violência e as páginas principais que vendem o jornal, mas é no interior dele, assim como no nosso, que estão as verdades, as verdadeiras revelações.
E já que as manchetes estão aí, lá vai nosso âmago
O GLOBO 27/11/2004 Cartas dos Leitores
A Sociedade (aquela tal de classe média que sabe ler, escrever, e mandar e-mail), protege seus valores, reage????, pede polícia e forças armadas, não sabe o que fazer com os usuários de drogas, culpa Deus e o mundo, os políticos e a Constituição, ataca o Siro Darlan, às vezes até lembra que a violência está em todo o País (só cita aquela contra os hotéis e apart-hotéis, os carros, os sequestros-relâmpago), fala dos terríveis-meninos-de-rua-completamente-drogados.
O GLOBO 27/11/2004 Segundo Caderno
Nossa grande atriz Fernanda Montenegro desabafou na loja "Maria Bonita Extra " em Ipanema.
"O Rio virou um caos. Quem não tem seguranças nem carro blindado não pode caminhar pela cidade. Não basta escrever BASTA ".
Eu escrevo, então:
BASTA, BASTA, BASTA.
Sra. Sociedade.
Será que não chega de Inércia e Hipocrisia?
Sem tiros, sem ameaças a nós e ao nosso patrimônio, o que importa tudo isto? Certamente a distância entre nós e o Morro dos Macacos teria a dimensão de um Oceano Atlântico separando o Brasil da África.
Mas claro, Desarmamento:
Falta a coragem para interromper a fabricação de armas ou ao menos para exilar os portadores não autorizados após todas as chances de se integrarem a uma Sociedade que se quer desarmada.
Mas claro, Respeito:
Falta coragem para interromper factóides ridículos à procura de mídia e principalmente vice-versa; e para assumir respeitosamente cargos e posições sociais que nos foram confiados ( dados em confiança ).
Mas claro, Coerência:
Para admitir a realidade do artigo "Consumindo a Vida " de André Trigueiro (ainda na edição de 27/11/04) que faz referência ao PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE, mostrando que uma minoria de 1,7 bilhões de um total de 6,3 bilhões de habitantes do planeta, concentrada nos países ricos, consome além de suas necessidades básicas. E que hoje o planeta consome anualmente mais de 20% acima da capacidade de regeneração de seus recursos.
Mas claro, Consciência e Atitude:
Pílulas (subtítulo da Revista de Domingo de O GLOBO) na página 9 de 21/11/04, mostra a relação direta entre número de refeições que uma família faz unida e alcoolismo dos adolescentes; na página 11 de 28/11/04 mostra de onde vem o exemplo para a utilização de substâncias químicas em busca do prazer ou aplacamento de angústias ( e tome "Serenum e Maracujina ").
É claro, Clareza:
para entender que,
ao retirar as armas dos traficantes,
os panos dos flanelinhas,
as esquinas dos meninos de rua,
o gosto do álcool e do tabaco da boca dos nossos filhos,
é preciso lhes dar algo em troca.
Nosso Trabalho, nossos Sorrisos, nossa Confiança.
Nossa Companhia.
Está Claro?
Endereços no bairro |