30/08/2007
ATITUDES DE PREVENÇÃO - XV
Incêndios e Beija-Flores
A história é conhecida, como tantas outras que se reproduzem na Internet
Há beija-flores, dizem, que vivem trinta anos ou muito mais.
Incêndios em florestas, reais ou metafóricos, não faltam. A estirpe dos incendiários é longeva, e só a tenacidade de um beija-flor é capaz de trazer soluções para esta onda de queimadas e frituras.
Metafórica a introdução, o texto pretende fazer a apologia da atitude do pequeno pássaro, exatamente pela atitude que se contrapõe à inércia. Assustado e acuado, ele poderia se encolher em um canto, mudo, com a vida se exaurindo pelo fogo ou pela fumaça.
Levou água no bico, assim como poderia ter saído pela floresta gritando "fogo", advertindo sobre o incêndio. Só não poderia ficar parado, calado, espiando.
Imagino, entre inúmeros exemplos, que seria a mesma coisa como se viver durante a segunda guerra sem ter empunhado uma arma ou uma bandeira branca; ir a Woodstock sem fumar unzinho ou sem tocar uma guitarra; assistir a Copa de 70 sem infartar ou ficar rouco de alegria pulando no meio da rua; viver aquela época e não ter entrado no DOPS nem fazer parte dos "Cem Mil".
Viver sem saber como levar água no bico.
Acho que a maioria de nós (por sorte ou competência alguns tem o bico grande), aprendeu com o tempo a voar deste jeito.
Há alguns anos temos feito vôos rasantes sobre a esfera sócio-cultural deste bairro onde moro. Há três anos fundamos um movimento chamado REDE SOCIAL DO COSME VELHO. Há um ano criamos o CORREDOR CULTURAL DO COSME VELHO. Estes movimentos, surgidos como anteposição à momentos de aumento da violência urbana, gerou frutos em várias áreas, com ações bem sucedidas nos setores de educação, meio ambiente, e saúde (incluindo uma fantástica manhã com café, música, e doação de sangue em prol do Instituto de Cardiologia de Laranjeiras, com a coleta de 70 bolsas num período de 4 horas).
A área cultural do bairro terá em breve, 15 e 16 de Setembro, um evento denominado
Arte em Laranjeiras e Cosme Velho, que abrangerá todas as formas possíveis de levar cultura e informação aos moradores e amigos. A programação completa está no site
bairrodaslaranjeiras.com.br/festas/arte_0.shtml
Educação, Evolução, Tempo.
Nestes dois dias, beija-flores tenazes e educados usarão seu tempo para dar uma mãozinha ao processo evolutivo.
Água e incêndios temos de sobra. As florestas estão acabando.
O convite está feito.