25/03/2011
COSME VELHO E DENGUE
A Diretoria da AMA Cosme Velho foi procurada pela Rede Record de TV, para reportagem a respeito da ocorrência de DENGUE no bairro, o que resultou em matéria levada parcialmente ao ar no programa "Hoje Em Dia" no dia 23/03/2011.
A Diretoria da AMA Come Velho, atenta a mais um momento de preocupação dos moradores em relação à incidência do DENGUE no bairro do Cosme Velho, incluído equivocadamente no "ranking" de bairros com ocorrência compatível com surto, esclarece:
Os contatos com as autoridades responsáveis pelos setores de "controle de vetores" e saúde pública, têm sido feitos na medida em que as demandas e apontamentos dos moradores sobre possíveis focos do mosquito.
Por não estar no grupo de bairros do "ranking" citado, não há probabilidade de receber a presença do carro fumacê.
É importante que se exerçam as medidas domiciliares, e principalmente as medidas cidadãs, que podem reduzir a presença do mosquito transmissor da doença.
Da mesma forma, é preciso reagir veementemente ao alarmismo desnecessário, frequentemente associado à ausência das informações adequadas sobre a doença, virose cuja letalidade não se diferencia das demais viroses, e cujo tratamento básico se constitui de repouso e hidratação.
Assim como qualquer doença, o Dengue necessita acompanhamento médico, desde antes de seu diagnóstico comprovado até o fim do ciclo da enfermidade, o que só ocorre aproximadamente 10 dias após o início dos sintomas.
Os esclarecimntos mais adequados e não tendenciosos sobre a doença devem ser buscados nos sites do Ministério da Saúde, órgão máximo no que se refere à saúde da população e a ocorrência de epidemias em nosso País
Sergio Castiglione
(Vice-Presidente)