www.BairrodasLaranjeiras.com.br
ANUNCIE AQUI  |  INFORMATIVO  |  CONTATO

HOME Notícias semanais

CULTURA E TURISMO

ENDEREÇOS NO BAIRRO
Atividades físicas
Bares e Restaurantes
Cafés, Lanches e Sucos
Comércio e Serviços
Estabelecim/ de Ensino
Hospitais e Clínicas

FESTAS E EVENTOS

MATÉRIAS E NOTÍCIAS

MURAL DO BAIRRO

TRABALHOS SOCIAIS E
ASSOCIAÇÕES


UTILIDADE PÚBLICA

VARIEDADES
Anuncie no Bairro
Contato do Bairro
Blog do Bairro
Detalhes do Bairro
Fotos do Bairro
Informativo do Bairro
Twitter do Bairro



Capa
Onde encontrar
Expediente


MACRO & MICRO
Especialmente nesta edição, a coluna trás um artigo do ator e ex-deputado estadual Herculano Leal Carneiro. Fundador do Teatro Rural do Estudante, Herculano inicou sua carreira política como líder estudantil na década de 60.



Conversa de Livraria
A partir deste mês, esta coluna publicará todas as crônicas e poemas do Concurso Laranjeiras em Prosa e Verso.


ARTIGO


Maria da Glória Figueiredo Souza: Socióloga e participante da Amal que foi como delegada para a “2a Conferencia das Cidades”





Fórum Mundial do Turismo para a Paz


O “ Fórum Mundial de Turismo para a Paz e para o Desenvolvimento Sustentável’, aconteceu no Rio de Janeiro de 24 a 26 de Outubro de 2005, no Forte de Copacabana. O Rio foi escolhido por ser a cidade mais visitada pelos estrangeiros que chegam ao Brasil. O ministro do Turismo Walfrido Mares Guia abriu o Fórum no Teatro Municipal, que contou com a presença da governadora Rosinha Garotinho, ministro da Cultura Gilberto Gil, vice prefeito Otavio Leite, Sergio Foguel- presidente do Inst.da Hospitalidade, Francesco Frangialli- secr/geral da Organização Mundial do Turismo, entre outros.

O objetivo do Fórum é desenvolver o Turismo que promove e valoriza a Diversidade Cultural e Étnica, gerar Desenvolvimento Social e Econômico (criando trabalho e renda), preservar a Biodiversidade e criar condições para que a Paz prevaleça.

O Destination 2005 é um intercâmbio mundial de experiências, estratégias e soluções inovadoras para o desenvolvimento do Turismo e para promover a Paz. Foram destaques da programação o II Seminário de Turismo Sustentável e Infância, o Painel especial sobre Turismo e Mídia e o Seminário Ibero-americano de Turismo e Artesanato.

A próxima edição do Fórum deve ocorrer em Porto Alegre, segundo o secretário executivo Marcio Favilla Lucca de Paula.


2ª Conferência das Cidades - Brasília


A “Conferência Nacional das Cidades” que ocorreu em Brasília, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2005, reuniu 1820 delegados, 410 observadores, autoridades de todo o país, movimentos populares, sindicatos, Ongs, universidades e entidades profissionais.

A Conferência das Cidades é o encontro do poder público e da sociedade civil para debater a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). O Brasil é um dos países mais urbanizados do mundo, com 82% das pessoas morando nas cidades. O crescimento foi muito rápido e sem planejamento, causando problemas de habitação, saneamento, infra-estrutura, trânsito, transporte e ocupação irregular do solo e segurança. O projeto estabelece regras para a expansão das cidades, que crescem sem planejamento e sem limites como verdadeiros elefantes e define procedimentos para a regularização fundiária. Ele aponta incentivos para a produção de loteamentos populares.

Os temas propostos pelo Conselho das Cidades, que foram debatidos na Conferência foram: Financiamento do Desenvolvimento Urbano - Política Regional Urbana e Metropolitana - Questão Federativa e a Participação e Controle Social.

O objetivo é estabelecer um projeto nacional que promova o desenvolvimento social, econômico e ambiental, o combate á desigualdade social, racial, de gênero, e regional. A Meta é uma ocupação menos desigual do território brasileiro, com maior integração do espaço nacional, reconhecendo a diversidade e o papel das cidades como elementos essenciais para o desenvolvimento regional; apontar diretrizes para o desenvolvimento urbano, integrando habitação, saneamento ambiental, transporte e mobilidade, e propor uma agenda comum entre União, Estados e Municípios para o desenvolvimento urbano.




PATROCINADORES
Clique e saiba mais sobre eles












REDES SOCIAIS








FOTOS DO BAIRRO



Clique na foto...





© 2005 - 2019 Isabel Vidal
Todos os direitos reservados



Jornal da AMAL
ano XXV nº 209
Dezembro/05