Laranjeiras, 3 de outubro de 2006
Arte Brasileira em noite de gala na Georgia - Atlanta
Jovens do "Projeto Oficina do Outeiro" terão cerâmicas e porcelanas expostas em evento de 10 anos da Câmara de Comércio Brasileiro-Americano de Atlanta, Geogia nos Estados Unidos
Pela primeira vez os jovens do
"Projeto Oficina do Outeiro", terão a oportunidade de apresentar suas obras em uma noite de gala, em comemoração ao aniversário de 10 anos da Câmara do Comércio Brasileira-Americana de Atlanta, Georgia nos Estados Unidos, no espaço 103 West, na cidade americana de Atlanta na Geórgia. O evento, que acontecerá no
dia 28 de outubro, representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela artista plástica Marcia Limani, que há quatro anos fundou a associação "Projeto Oficina do Outeiro", cujo objetivo é a inclusão social através da arte.
Moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro, 15 jovens entre 17 e 19 anos, estudantes da rede pública de ensino, participam atualmente do projeto. Freqüentemente, eles passam por problemas de desagregação familiar, carências materiais e afetivas, além de falta de estímulo no estudo e desemprego na família. Através do curso de cerâmica, de pintura em cerâmica de baixa temperatura e da pintura em porcelana, encontram uma oportunidade de trabalho como ajudantes, técnicos ou até, multiplicadores.
Adeilson da Silva Araújo, 18 anos, foi escolhido para representar os meninos do "Projeto Oficina do Outeiro", em Atlanta. Estudante do terceiro ano do ensino médio, ele participa do projeto há três anos e já cogita a possibilidade de transformar o trabalho com a cerâmica em uma profissão. "Eu entrei por curiosidade e hoje em dia isso é como uma família pra mim. Estou muito feliz em poder ir para a Atlanta, melhor impossível. Mais tarde eu penso em seguir como profissão", conta.
A maneira como esses jovens vêem a cidade do Rio de Janeiro é retratada em algumas pinturas das 50 peças produzidas pelos alunos o "Projeto Oficina do Outeiro", que serão expostas no evento. Além dessas, também serão apresentadas cerca de 20 peças da artista plástica e coordenadora do projeto,
Marcia Limani.
A Oficina do Outeiro conta com a ajuda de dois fortes parceiros: o Instituto Kinder do Brasil e Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Brandão Couto - Advogados. "Eles que sustentam esse trabalho e me ajudam a realizar um sonho", explica Marcia. Para a viagem, a Oficina do Outeiro conta com o apoio da Câmara do Comércio Brasileira-Americana de Atlanta, Georgia nos Estados Unidos e com a Delta Airlines.
Sobre a Oficina do Outeiro
Fundada em 2002, a Oficina do Outeiro é uma associação sem fins lucrativos, voltada para a ação social. Tem como finalidade promover a inclusão social, capacitando os jovens menos favorecidos em habilidades artísticas, aumentando o potencial de geração de renda familiar e melhorando as condições de vida.
Pensando em reverter o quadro social de exclusão, falta de estímulo para o estudo, desemprego e sub-emprego -tão comum nessas famílias e que tantas vezes seduz os jovens para o mundo das drogas - o projeto desenvolvido e coordenado por Macia Limani, serve como instrumento de socialização de jovens em desvantagem social, complementando a educação formal oferecida pelo ensino público e possibilita a inclusão no mercado de trabalho, como ajudantes, técnicos ou multiplicadores.
Convite da Câmara do Comércio Brasileira-Americana Atlanta, Georgia -
www.bacc-ga.com
Mais informações:
Marcia Limani
(21) 2225-5210 / 8654-2393 / 2285-2323
Oficina do Outeiro
www.oficinadoouteiro.org.br