/Aulas, Promoções, Serviços... |
A partir da esq., Luiza e Leila em ação de divulgação na praia de Copacabana
Prepare-se para viver melhor: idosos ganham site com informações e dicas de serviços
A proposta do espaço virtual é dar visibilidade às informações voltadas ao público com mais 60 anos, seus familiares e cuidadores
Moradoras de Laranjeiras e Cosme Velho, as amigas Luiza Sampaio e Leila Victor lançaram, em 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso, o portal Curso da Vida (
www.cursodavida.com.br ). O espaço virtual é focado nas pessoas que querem envelhecer de forma saudável e ativa, com temas abrangentes e de interesse desse público, sempre com uma abordagem leve e positiva.
A ideia da criação do site surgiu há cerca de dois anos, ao enfrentarem um problema semelhante: o quadro de Alzheimer de suas mães, que se agravou rapidamente, exigindo habilidade para lidar com a situação.
“Do meu grupo de amigos eu era a primeira que vivia essa situação. Inexperiente, sem a dimensão da doença e do processo de envelhecimento tive que errar muito até descobrir os profissionais e produtos adequados, os benefícios e direitos que minha mãe poderia usufruir. Custei muito para acertar (ou errar menos) na escolha de cuidadores, no formato da moradia, em como dimensionar as reais e novas necessidades da minha mãe”, conta a designer Leila Victor.
Os problemas com a mãe de Luiza vieram logo depois. A partir daí, as duas perceberam que a maioria de seus amigos começava a enfrentar problemas semelhantes.
“Como eu tinha sido a pioneira, passei a funcionar como uma ‘central de informações para assuntos relativos aos idosos'. Então, percebemos que faltava um espaço com informações que facilitasse a vida desses filhos e desses cuidadores, fossem esses idosos acamados ou ativos”.
Enquanto lidava com a doença da mãe, Leila, hoje com 59 anos, se deu conta que também envelhecia. “Percebi que todos caminhamos para o mesmo lugar. Tentei descobrir as ‘fórmulas mágicas' que evitassem que qualquer tipo de demência se manifestasse em mim, mas notei que não existe mágica. Há sim um conjunto de fatores que contribuem ou não para se envelhecer bem. Fora a genética e o fator sorte, todo o resto depende, exclusivamente, de cada um de nós, do modo com decidimos viver, bem antes de nos conscientizamos da velhice”.
O
www.cursodavida.com.br traz informações sobre prevenção de doenças, qualidade de vida, segurança (pessoal e para casa), aprendizagem, entretenimento e cultura, finanças e direito. Entre os colaboradores, há médicos, como as geriatras, além de assistentes sociais, gerontólogos, psicólogos, cardiologistas, nutrólogos e pedagogos. O portal disponibiliza ainda um guia de produtos e serviços que contempla todas essas seções mencionadas no portal.
“A proposta do espaço é dar visibilidade às informações voltadas ao público com idade acima de 60 anos, seus familiares e cuidadores, enfatizando temas abrangentes e de interesse desse público, sempre com uma abordagem leve e positiva”, detalha Luiza Sampaio.
Depois de estudar bastante o assunto e preparar-se para a chegada da terceira idade, Leila Victor reflete sobre o que é envelhecer bem. “É ter consciência de que a vida é feita de ciclos, que cada um tem suas características próprias. É saber aproveitar o melhor de cada um. É ter autonomia, dignidade e bom humor até o fim”, diz.