Praça Ben Gurion, uma homenagem ao fundador de Israel
Por Erick V. da Cruz - 23/02/2007
[email protected]
Quem passa desatento pela esquina da Rua das Laranjeiras com a Rua Cardoso Júnior, nem percebe, mas a praça conhecida como Praça do Chafariz, é na verdade uma homenagem a um importante político, que fundou o Estado de Israel. Trata-se de Ben Gurion, verdadeiro nome da "praça do chafariz".
David Ben Gurion nasceu na Polônia em 1886, quando o país ainda era parte do Império Russo. Lá sofreu com os movimentos anti-semitas que explodiam com força naquela região. Defendeu o sionismo, movimento de reação ao anti-semitismo que pregava a necessidade de se reunir os judeus dispersos pelo mundo em um Estado independente, foi também adepto do socialismo.
Líder de Israel na guerra de independência, Ben Gurion foi Primeiro Ministro por duas vezes. Sua importância histórica é tanta que foi escolhido pela revista americana Times como uma das cem pessoas que deram forma ao século XX.
Laranjeiras tem uma grande comunidade hebraica que certamente se orgulha de abrigar a justa homenagem a esse grande líder político israelita, que batalhou para que os Judeus pudessem voltar a terra da qual foram expulsos muitos séculos antes.
O chafariz em formato de concha, símbolo da praça, foi instalado em 1965, obra do arquiteto Bolonha, que também assina chafarizes de outras praças do Rio, como os das Praças Edmundo Bittencourt, em Copacabana, e Varnhagem, na Tijuca.