O TREM DO CORCOVADO
inaugura no dia 30 de Maio
o mais novo e sensacional produto;
O Projeto LINHA VERDE.
Este Projeto está revitalizando a área de encosta da via férrea com plantas tropicais e nativas, esculturas, sinalização e um programa cultural contextualizando áreas e fatos históricos da região. Ele a brange quatro aspectos básicos; Paisagismo, Sinalização, Esculturas e Informação.
Após um "sonho" de
Marília Neves - atual diretora presidente da empresa - em fazer dos 22 minutos de viagem do Cosme Velho ao Alto do Corcovado, um percurso histórico e fantástico, surgiu o Projeto Linha Verde.
A idéia central foi fazer do trajeto do Trem do Corcovado,uma atração diferenciada e rica em informações importantes e divertidas para os turistas, transformando o meio de transporte num novo conceito de viagem, com seu percurso cheio de curiosidades.
Com a pesquisa e criação da artista plástica e paisagista
Janaína André, este projeto desenvolveu e tornou-se realidade. É uma galeria em percurso onde o panorama da flora e da fauna são representados em meio aos destaques da região.
São ao todo dez Jardins Temáticos com características próprias conforme a localização e os elementos dispostos em cada um deles, como esculturas e plantas nativas e tropicais.
OS JARDINS:
Jardim Mil Flores - Diversas flores e plantas exóticas trazem um colorido ao longo da via onde também uma árvore esculpida pelo artista plástico
Otavio Avancini homenageia tribos indígenas que habitavam a região em tempos coloniais.
Jardim Tropical - foram plantadas mais de 200 árvores frutíferas cultivadas no país e inclusive pés de café para lembrar que em tempos imperiais se localizavam nesta região grandes cafezais.
Jardim das Helicônias - O Jardim das Helicônias expõe uma coleção da família Musaceae (família das bananeiras) que dificilmente se encontra em países frios. São flores exóticas de peculiar beleza e atualmente de grande interesse no mercado de exportação.
Jardim Silvestre - Neste jardim diversas árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas e sinalizadas enquanto esculturas desenvolvidas por
Betto Almeida e Janaína André representam a fauna da região.
Jardim Burle Marx - Este jardim foi idealizado em homenagem ao importante paisagista moderno e contou com o apoio do Sitio Roberto Burle Marx que, gentilmente, cedeu o projeto.
Jardim Entre Pontes - Bromélias rupestres foram instaladas em uma área entre as duas Pontes: a das Velhas e a das Caboclas.
Jardim Folclórico - Esculturas de figuras folclóricas que defendem a mata foram instaladas inspirando a consciência ecológica e a preservação da natureza.
Jardim Paineiras - Ao longo da tradicional Estação Paineiras, um colorido jardim estampa variadas flores e replanta a referida espécie Paineira, hoje pouco existente naquela região.
Jardim Árvore Grossa - destaca um centenário Jequitibá e outras árvores e arbustos de floração nativos da Mata Atlântica.
Jardim de Todos Os Santos - Imagens de seis Santos e de Nossa Senhora Aparecida reforçam o apelo religioso que envolve a imagem do Cristo Redentor.
Cada jardim está minuciosamente sinalizado por placas ao longo da via. A sinalização também aponta pontos geográficos, estações e árvores de destaque.
Foi elaborado um informativo sobre fatos históricos do Rio de Janeiro, aspectos ecológicos da Mata Atlântica, cultura nacional e outras curiosidades que atenderão o interesse dos diversos turistas que receberão um programa de viagem ao embarcarem de trem.
Inauguração do Projeto Linha Verde
Dia: 30 de Maio
Horário: 9 horas
Local: Rua Cosme Velho, 513
Para maiores informações: Janaína André - (21) 9347-9164