Cursos
Inscrições abertas
Espanhol
Terça e quinta-feira das 18h às 19h
Espanhol básico, conhecimento da língua, gramática, espanhol escrito e oral com textos, apostilas, músicas, etc.
Profª.: Luciana Cardoso de Oliveira.
Alfabetização
Segunda a Quinta-feira das 19h às 21h
Sábado das 10h às 12h
Curso de alfabetização para adultos. É um curso que já existe dentro da Associação e já formou centenas de alunos.
Profª.: Ana Amélia.
Teatro
Sábado de 10h às 12h
É um curso de iniciação ao teatro visando à formação de grupo permanente para desenvolver atividades na Amal, no bairro etc.
Do curso: Conceitos básicos, História do Teatro, Posicionamento de Palco, Jogos Dramáticos, Corpo-exercícios, Voz – exercícios. Relações com espaço.
Paulo Marrayo: Ator com 20 anos de carreira, tendo atuado em várias peças, novelas de TV, comerciais e séries, tais como: Gota Dágua, Via Sacra, Marta, A Árvore e o Relógio etc.
Na TV Globo: O Fim do Mundo; Pátria Minha; O Amor está no Ar
Na Tv Senac: Langs Dorff, um ecologista no Brasil
Teatro para todos
Sábado das 10h às 12h
Trabalho a ser desenvolvido: Teatro para todas as idades, portanto, é importante que o interessado seja alfabetizado. Montagem de peças, saraus, leituras dramatizadas, palestras com pessoas do meio etc.
Ministrar curso de Teatro e Interpretação para TV para a comunidade e a quem se interessar.
Coordenadores:
Luciana Cardoso de Oliveira – atriz 26.425 DTR-RJ
Edson Coelho Almeida – ator 26.425 DTR-RJ
Aulas de desenho
Segunda-feira das 17h às 19h
Sexta-feira das 18h às 19h
1. Noções básicas do ato de desenhar
2. Conhecimentos de uso de diferentes materiais
3. Criação livre
O material fica a critério de cada aluno. Ou, simplesmente, folhas de papel-ofício e lápis.
Professora: Flora Soleto - artista plástica
Centro Cultural de Capoeira Ventre Livre
Terça e quinta de 19h às 21h
A capoeira é uma manifestação folclórica de origem afro-brasileira. Pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e até mesmo pela terceira idade.
Proporciona aumento da auto-estima, socialização, desenvolvimento psicomotor e valorização da cultura nacional.
Pratique capoeira na Amal com o professor Eron e o professor Flávio, alunos do mestre Batata do Centro Cultural de Capoeira Ventre Livre.
Professor: Eron César dos Santos Professor licenciado em Ciências Físicas e Biológicas pela UFRJ, com experiência no Colégio de Aplicação, escola municipal e particular, além de atividades sócio-educativas com crianças e jovens de comunidades carentes.
Curso de percussão
Sábado das 14h às 18h
“Nós, do Projeto Samba Escola, criamos esse projeto para formar novos ritmistas de vários instrumentos, como: caixa, repenique, chocalho, cuíca e tamborim. Para isso o Projeto Samba escola, que é acompanhado pelos seus diretores e colaboradores, vem se empenhando. Se você tem vontade de aprender a tocar algum instrumento, não perca essa oportunidade, pois o nosso objetivo é formar novos ritmistas.
Venha para o nosso grupo e, com certeza, realizará o sonho de muitos, que gostariam de tocar esses instrumentos.
As aulas serão aos sábados, das 14 às 18h, com uma hora de duração para cada instrumento. Haverá um intervalo de 30 minutos de descanso, das 15:45h às 16:15.
Considerando a carência de ritmistas no bairro de Laranjeiras, bairro que tem o maior número de blocos carnavalescos, mas que trazem ritmistas de outros lugares, achamos oportuno este curso de percussão.”
Coordenação: Marcos Mendes, Glauco Corrêa e Renata Corado
Professores: Marco, Glauco, Gabriel e Renata
Curso de japonês
Quinta-feira das 19h às 20h30min
Objetivo do curso: oferecer elementos básicos
da escrita, leitura e cultura japonesas.
Sobre o projeto: o projeto tem como finalidade ensinar os três alfabetos japoneses: Katakaua, Hiragana e Kanji quanto à escrita, literatura e gramática básica.
Sobre a professora: Helena Mori é artista plástica, curadora da Galeria de Artes (Macaé), estudante de Letras da URFJ, funcionária do Centro de Memória de Macaé e formada em ensino de língua japonesa.
Aulas de futsal
Sábado das 8h às 10h
Objetivo: Tornar o futebol um instrumento de trabalho e tornar o aluno membro ativo dentro da sociedade
Professor: Giovanni Nogueira da Silva, registrado no Conselho Regional de Educação Física.
Sua atuação na Amal se iniciou a 16/09/1996 até a presente data. É coordenador de um projeto de ação social no esporte e cidadania.
Modalidades: Futsal, Society, Campo e Recreação
Público: 6 a 16 anos
Projeto Vivendo Melhor
Um programa de condicionamento para a terceira idade
Segunda e quarta-feira das 8h30min às 9h30min
Sabemos que as pessoas com mais de 60 anos de idade apresentam em sua maioria uma série de patologias, muitas delas relacionadas à falta de atividades físicas e ao próprio desgaste fisiológico do organismo: artroses, osteoporose, debilidade muscular, falta de condicionamento cardiovascular, sobre-peso, são alguns reflexos. A rapidez do pensamento, o estresse devido à falta de atividades e companhia também ocorrem diminuindo a qualidade de vida do idoso. Baseados nestas constatações, planejamos nosso projeto apoiado em um programa que tem como objetivo buscar o melhor condicionamento físico e mental possível para cada participante, sempre levando em conta o aspecto científico em sua implantação.
O Programa: Consciência corporal e expressão corporal.
Exercícios de alongamento.
Exercícios de recuperação e manutenção de força muscular.
Dinâmica de percepção dos atos cotidianos e dos movimentos básicos (caminhar, abaixar, levantar, sentar etc.)
Exercícios de expressão verbal, rítmica e sensorial.
Palestras que ajudem o aluno a compreender e justificar os cuidados consigo mesmo (temas médicos, nutrição etc.)
Integração social (passeios, reuniões extraclasse etc.)
O envelhecimento saudável é aquele em que cada sujeito se adapta fácil e comodamente a todas as mudanças que vão ocorrendo, tanto físicas quanto psíquicas e sociais. Entre os recursos disponíveis para essa adaptação acreditamos que a atividade física criativa seja uma das mais representativas e motivantes.
Prof.: Celso Moreira Leite, fisioterapeuta e e professor de teatro e expressão corporal
Aulas de inglês
Sexta-feira das 16h às 18h
Aulas particulares de Inglês, nível básico, para grupo de secundaristas e adultos, segundo as carências do próprio grupo.
Objetivo: Cobrir as necessidades de reforço no estudo de diferentes etapas da matéria; esclarecer e aprofundar a compreensão da matéria para capacitar os que necessitam prestar provas em escolas, empresas privadas ou estatais.
Duração: Três meses, com aulas semanais de 60 minutos
Formação específica: Graduação em Inglês pelo Instituto Brasil-Estados Unidos – IBEU
Mestrado em Metodologia Didática e Psicologia Educacional pelo Curso Oxford.
Professora: Cristina Iuppen.
Contação de Histórias
Quinta-feira das 15h às 17h
Diogo Borges - Ator, contador de histórias, poeta, produtor cultural.
“Para contar histórias é preciso ouvir estrelas”. É uma oficina de contação de histórias dirigida a todas as pessoas (a partir de 15 anos) que desejem conhecer mais sobre esse fascinante universo dos “causos”, “lendas” e histórias. Em cima de fotos de família ou objetos pessoais que lembrem fatos vividos, serão trabalhadas as histórias e como contá-las.
Curso Livre de Formação de Pesquisador
Segunda, terça e sexta-feira das 19h às 21 h
O curso reforçará o raciocínio lógico independente levando os alunos a ilações e inclusões próprias, em livre espírito e originalidade.
Matérias: 1. Filosofia e lógica: visa levar o aluno a refletir sobre as operações do espírito humano por meio da filosofia e da lógica.
Professor: Márcio Salgado - escritor e pesquisador. Estudou Comunicação Social na UFBa e fez pós-Graduação na ECO/UFRJ (mestrado e doutorado). Ministrou cursos em várias instituições; tem um romance publicado (O domador, Presença, 1993). Escreve a coluna “Filosofias” no Jornal Internético João do Rio.
2. Comunicação e expressão: visa capacitar o aluno a dominar a elaboração escrita de textos para diferentes veículos de expressão social e desenvolver a linguagem escrita e falada como instrumento de comunicação social.
Professora: Cristina da Costa Pereira - Professora de Portu-guês – Literaturas, bacharel em Letras pela UFRJ – Faculdade de Letras e licenciada em Letras pela Faculdade de Educação (UFRJ)
Como escritora, tem os seguintes livros publicados: Povo Cigano; Os ciganos continuam na estrada; Lendas e histórias ciganas; Ainda é tempo de sonhos; Revisitando o bairro de Santa Teresa... e outros caminhos; A inspiração espiritual na criação artística; Todos os sentidos e Povos de Rua
Diretora de Cultura da Amal. Coordenadora do evento Laranjeiras em prosa e verso (2004)
Uma das coordenadoras do Sarau João do Rio (Amal) e produtora e apresentadora do Ciranda Literária, evento mensal que ocorre em Santa Teresa.
É redatora da Folha da Amal, da Folha do Catete e uma das editoras e redatora do Jornal Internético João do Rio. É colunista do Jornal Capital Cultural.
3.Metodologia de pesquisa científica na área de ciências humanas: visa capacitar o aluno a desenvolver raciocínio e conclusão próprios a partir do trabalho de pesquisa dentro de um sistema racional.
Professor: Gilson Nazareth - Mestre em Educação IESAE-FGV Doutor em Comunicação e Cultura - ECO-UFRJ. É um dos editores e redator do Jornal Internético João do Rio e um dos coordenadores do Sarau João do Rio. Diretor de Comunicação da Amal.