Amal movimenta quadra poliesportiva e
contribui para diminuição de roubos na região
Preocupada com a insegurança da rua Eng. Moacyr Reis a diretoria da Amal optou por promover eventos e movimentar a quadra da Associação. E o resultado já pode ser percebido. Desde quando teve início as aulas de futebol, comandadas pelo professor Giovanni, e a feira cultura promovida por Licia, o movimento na rua aumentou e, conseqüentemente, diminuiu o número de reclamações de furtos.
João Carlos Maia e Marcelo Rios
Inaugurada há três meses, a Feira Cultural, localizada dentro da quadra da Amal, tráz para o bairro uma boa opção para quem gosta de artesanato. Funcionando sempre às segundas-feiras, entre 14 e 20 horas, a feira é uma iniciativa da artesã Licia Magda, em parceria com a Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras.
Foi passeando pelas ruas de Laranjeiras que Licia percebeu que no bairro não havia algo parecido.
- Passei aqui em frente e vi que tinha espaço, aí entrei em contato com a AMAL. Faltava uma feira para artesanato – lembra Licia.
Os produtos têm preços variados, desde uma bijuteria a R$ 1,99 até quadros que podem chegar a R$30,00. A exposição conta com aproximadamente 30 vendedores, podendo chegar a 60, e os expositores pagam dez reais por dia com direito à barraca de exposição.
A feira é em Laranjeiras, mas os vendedores vêm de vários pontos da cidade, atraídos pela oportunidade de negócio e pelo clima do bairro. Recém-chegadas da feira livre de Ipanema, as amigas Regina Bispo e Regina Da Paz gostaram do ambiente.
- Aqui é muito agradável, agora com o horário de verão vai ficar melhor ainda - afirmam.
A divulgação é feita boca-a-boca e por meio de panfletos distribuídos pelo bairro. Com a proximidade do Natal a expectativa é de que a feira cresça em expositores e número de visitantes.
Quem quiser participar como expositor ou se inscrever em um dos cursos oferecios pelo grupo deve ligar para 3908-2560 ou 9288-8561.
Futebol na Amal
Futebol é o esporte símbolo do Brasil. Para incentivar a prática e aprimorar talentos dessa paixão nacional entre os jovens da comunidade de Laranjeiras e bairros vizinhos, a AMAL e o professor de Educação Física Giovanni Nogueira da Silva desenvolvem, desde 1988, o Projeto Gin-Esporte e Cidadania. Todos os sábados, 60 jovens entre cinco e 14 anos treinam futebol de salão, das 14h às 20h, participando de aulas teóricas para, logo em seguida, disputarem animadas partidas.
Quando não estão jogando ou freqüentando a escola tradicional, os jovens jogadores do projeto participam de aulas extracurriculares que acontecem na Faculdade Hélio Alonso.
O professor Giovanni ressalta a importância do projeto que possibilita o desenvolvimento deste trabalho social desenvolvido no bairro e nas comunidades vizinhas. O esporte, na sua opinião, permite afastar os jovens da ociosidade.
- Formamos jogadores e cidadãos. Os alunos são constantemente avaliados em relação ao seu desempenho escolar, pois, para poder competir, não podem estar com notas vermelhas. Quem está nessa condição fica afastado de campeonatos - diz Giovanni.
O projeto tem colhido bons resultados. Quatro jogadores que começaram nas categorias de base da escolinha, já estão participando de equipes profissionais.
Os interessados em participar do Projeto Gin Esporte e Cidadania devem entrar em contato com o Professor Giovanni aos sábados, a partir das 14h, ou então obter maiores informações pelos telefones: 2526 3633 ou 8792 4731.