Comitê ambiental do Vale do Rio Carioca
Por Tatiana Paradella
Criada a partir da polêmica construção de uma creche comunitária no Morro Santa Marta, o Comitê Ambiental do Vale do Rio Carioca trata de questões de deslizamento, ocupações irregulares de encostas e quaisquer outras questões ambientais que envolvam a região do Rio Carioca compreendida entre os bairros de Laranjeiras, Flamengo, Catete e adjacências.
A iniciativa de juntar as cinco associações (Amal, Ama-Cosme Velho, AmaJoá, ACVale, Flama e Amora) foi do presidente da Amal, Paulo Marrayo, logo após a discussão em torno da expansão do Morro Santa Marta ganhar proporções gigantescas.
- Primeiramente conversei com o Alceu (presidente da Ama-Cosme Velho) e com o Pedro Conti, com quem tenho uma relação muito próxima, pois a ACVale nasceu dentro da Amal. O nome do Comitê, inclusive, é uma sugestão do Pedro. Depois as outras lideranças apareceram de maneira natural – conta.
Com o caso da favela Vila Alice, a Amal se aproximou da Associação de Moradores da Rua Ribeiro de Almeida (Amora), que imediatamente incorporou-se ao comitê.
Representantes da rua Sebastião Lacerda e adjacências também mostram interesse em participar da iniciativa da AMAL bem como os moradores da Rua General Glicério. As reuniões acontecem às terças-feiras alternadas, às 19h30, na sede da Amal, na rua Pinheiro Machado. Para mais informações basta ligar para 2530 2013 ou 2526 3633 (após as 13 horas).
Quem participa do Comitê
Amal – Associação de Mora-dores e Amigos de Laranjeiras
AmaJoá – Associação de Moradores e Amigos da rua Julio Otoni
ACVale – Associação Comercial Vale do Rio Carioca
Flama – Associação de Moradores do Flamengo
Amora – Associação de Moradores da rua Ribeiro de Almeida
Ama-Cosme Velho: Associ-ação de Moradores e Amigos do Cosme Velho.