Amal faz campanha contra a Dengue durante o verão
Laranjeiras têm maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti
por Tatiana Paradella
Vem chegando o verão e com ele os problemas, como a Dengue. Os números da doença justificam a preocupação da prefeitura com a Zona Sul, que continua registrando o maior número de casos na cidade. A quantidade de registros, inclusive, já superou o total do ano passado. Foram 88 casos até novembro contra 71 em 2004.
Segundo dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde o nível de tolerância de infestação predial do mosquito Aedes aegypti é de 1%, e o bairro das Laranjeiras possui o maior índice da Zona Sul, cerca de 13,53%.
Preocupada com os dados divulgados a AMAL – Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras - promete intensificar esforços, em conjunto com os agentes de saúde, para diminuir a incidência do mosquito no bairro.
- Fiquei espantado em saber que o nosso bairro está entre os maiores índices de infestações prediais do mosquito da dengue na Zona Sul. Vamos fazer uma campanha durante todo o verão para tentar conter essa proliferação. – afirmou Paulo Marrayo, presidente da AMAL.
No intuito de minimizar o problema, a Prefeitura lançou o Plano Verão, uma ação que vai mobilizar 80 agentes de saúde. Além de fazerem as inspeções rotineiras nas residências, alguns deles distribuirão panfletos em toda a orla. Uma série de palestras com quiosqueiros, síndicos, porteiros e representantes do setor hoteleiro também está programada.