RUA ALICE: Pólo cultural de Laranjeiras
Por Tatiana Paradella
No passado toda a boemia carioca se referia à ela como a rua da “casa dos prazeres”. Mas esses deleites aconteceram somente durante o século XIX. Hoje, os prazeres são outros e vão desde a culinária, passando pela dança, cultura e terminando, claro, em muito chope. Esse reduto que reúne tanta diversidade está localizado bem ali no coração do bairro, mais exatamente ao longo da Rua Alice.
Para dar força à vida cultural, o
Studio Escola de Atores, localizado no nº 256 da Rua Alice, passa a ser considerado pelo Ministério da Educação como a primeira escola da América Latina especializada na orientação e preparação de atores para TV, cinema e vídeo. Com a direção de Sonaira D’Ávila e Sonali Becker, a escola está completando 10 anos de fundação e fica num aconchegante sobradinho entre O
Canto d’Alice, que abriga exposições de arte e música ao vivo, e a ONG
Se essa rua fosse minha, que busca mobilizar a sociedade e o poder público para a questão dos meninos e meninas moradores de rua.
O pólo cultural da Rua Alice ganha mais vida com as badaladas noites da
Casa Rosa, lugar que tem sido muito freqüentado pelos jovens por ter dois espaços onde reúnem a música nordestina (o forró) e a popular brasileira, e que têm encantado a todos.
E os papos que vão até tarde, para quem gosta de tomar uma cervejinha, o
Bar do Serafim, especializado em culinária portuguesa, mas que também possui comida brasileira e a
Tasca do Edgar, onde o chope gelado combina sempre com um pastelzinho à moda da casa, são excelentes opções.
- Depois das aulas vou sempre com meus alunos comer no balcão do Tasca um pastelzinho - diz Marco dos Anjos, professor há cinco anos do Studio Escola de Atores.