Cosme Velho, 09/10/09
Projeto Entrando no Samba cresce e aparece
Por Erick V. da Cruz
[email protected]
O Projeto
Entrando no Samba, que já foi mostrado aqui em março passado, está às vésperas de completar um ano de existência e dá mostras cada vez mais sólidas de que tem um belo futuro pela frente.
A iniciativa consiste em dar aulas de percussão de graça para crianças carentes. O projeto que inicialmente atendia apenas crianças do Cerro-corá e da comunidade dos Guararapes, já atende jovens dos morros Dona Marta e Chapéu Mangueira.
O crescimento é resultado de uma doação de 43 instrumentos oferecidos pela ONG Moradia e Cidadania, que é um movimento que teve origem no Comitê da Ação da Cidadania dos Empregados da Caixa, formado em 1993 e responsável por iniciativas, como a oferta de cursos de datilografia, corte e costura e alfabetização de jovens e adultos em comunidades carentes. Entretanto as peças doadas precisam ser reformadas, o que será feito pelos próprios jovens atendidos, sendo necessário apenas o investimento no material.
A intenção dos idealizadores do projeto é conseguir o enquadramento na lei rouanet, para conseguir captar recursos investindo na melhoria e no crescimento do projeto, mas existem outros meios de ajudar a iniciativa e o mais divertido deles é sem duvida se tornar um aluno das aulas de percussão do mestre Nico. Por uma mensalidade de sessenta reais pode-se participar das aulas e ajudar o projeto ao mesmo tempo.
Neste
sábado, dia 14 de julho às 14 horas, os integrantes do projeto farão uma apresentação na praia de Ipanema, na altura do posto nove. Será uma bela oportunidade de assistir aos resultados de quase um ano de ensaios. No local também haverá venda de camisetas com renda direcionada para o projeto.
Os ensaios acontecem todas as segundas e quartas na quadra do bloco dos Guararapes, a partir das 20 horas e é garantia de diversão.
Projeto Entrando no Samba
Quadra do bloco dos Guararapes
Ladeira dos Guararapes, nº 1 - Cosme Velho