O GLOBO -
Zona Sul,
25 de maio de 2006
Uma tradição de cara nova
Caminho do Trem do Corcovado é entregue à população revitalizado nesta terça-feira
Por Paula Santos Dias
[email protected]
O caminho do Trem do Corcovado, no Cosme Velho, estará mais bonito a partir da próxima terça-feira. Quem visitar o ponto turístico neste dia, a partir das 9h, terá a chance de conferir o resultado do projeto Linha Verde, que revitalizou a área de encosta da via férrea usando plantas nativas, esculturas e placas informativas.
O custo total foi de R$ 300 mil e o programa inclui ainda um informativo para os turistas elaborado pela paisagista Janaína André. Ele traz informações sobre fatos históricos da cidade, aspectos ecológicos da Mata Atlântica e cultura nacional, entre outras.
Segundo Sávio Neves, diretor-geral da Estrada de Ferro Trem do Corcovado, o objetivo é fazer dos quatro quilômetros do trajeto do Cosme Velho ao Alto do Corcovado um percurso histórico e de beleza incomparável. Um dos destaques é o Jardim das Mil Flores, que reúne espécies exóticas, além de uma árvore esculpida pelo artista plástico Otávio Avancini em homenagem a tribos indígenas que habitavam o entorno do Corcovado em tempos coloniais.
– Foram dois anos e meio de obras, mas valeu a pena. Ao todo, vamos apresentar ao público dez jardins temáticos com plantas e esculturas diferentes. A idéia é fazer do caminho uma atração rica em informações importantes e divertidas para os turistas – diz Neves.
Foto: Custódio Coimbra/8-12-2005
-----------------------------------------------------------------------
Saiba mais sobre a Linha Verde...