MEMÓRIA DO BAIRRO
Antigo Instituto Pasteur
(RUA DAS LARANJEIRAS, 308)
Prof. Milton de Mendonça Teixeira
Grande casarão senhorial em sobrado, no estilo eclético, erguido na segunda metade do século XIX, e que passou a abrigar, desde o dia 25 de fevereiro de 1888, o Instituto Pasteur. Foi fundado pela Santa Casa de Misericórdia com a colaboração do Governo Imperial, para tratamento da raiva, pelo método descoberto em 1885 pelo benemérito sábio francês Louis Pasteur.
Foi seu primeiro Diretor o médico e professor da Faculdade de Medicina Dr. Augusto Ferreira dos Santos (1849-1903), que estagiara em Paris com o sábio francês desde 12 de maio de 1886. De regresso ao Rio, em 1887, ele conseguiu que o Provedor da Santa Casa, Barão de Cotegipe, adquirisse a dita residência, sita na Rua das Laranjeiras, antigo 84; e equipamentos científicos na Europa, bem como providenciasse as obras de adaptação da grande casa para ser o mais avançado laboratório de pesquisas sobre a raiva das três Américas. Ainda em obras, no dia 9 de fevereiro de 1888 se fez a primeira inoculação anti-rábica no Brasil.
Em 1910, o Instituto Pasteur, então dirigido pelo médico Samuel Pertence, foi transferido para a Rua das Marrecas, 25, Centro. Depois de passar por vários usos e de permanecer fechada por anos a fio, passou a ocupar a velha residência um curso de idiomas.
A casa é tombada pela Municipalidade.
Nota da redação: Atualmente a casa funciona como curso de inglês CCAA e pizzaria Hideaway