www.BairrodasLaranjeiras.com.br
ANUNCIE AQUI  |  INFORMATIVO  |  CONTATO

HOME Notícias semanais

CULTURA E TURISMO

ENDEREÇOS NO BAIRRO
Atividades físicas
Bares e Restaurantes
Cafés, Lanches e Sucos
Comércio e Serviços
Estabelecim/ de Ensino
Hospitais e Clínicas

FESTAS E EVENTOS

MATÉRIAS E NOTÍCIAS

MURAL DO BAIRRO

TRABALHOS SOCIAIS E
ASSOCIAÇÕES


UTILIDADE PÚBLICA

VARIEDADES
Anuncie no Bairro
Contato do Bairro
Blog do Bairro
Detalhes do Bairro
Fotos do Bairro
Informativo do Bairro
Twitter do Bairro



AMAL

Capa da Folha
Onde encontrar
Expediente



MACRO E MICRO

Gilson Nazareth
Mestre em Educação IESAE - FGV
Doutor em Comunicação e Cultura ECO - UFRJ


Cursos de desenho em Laranjeiras
Há 20 anos, então uma jovem recém casada, Flora Soleto, começou a construir efetivamente, o que, antes, fora somente um sonho: UM CURSO DE DESENHO PARA JOVENS E IDOSOS....




Conselho Escola Comunidade gera polêmica em Laranjeiras


Caso você não conheça e nem tenha ouvido falar do Conselho Escola Comunidade (CEC), não se assuste. Certamente você não é o primeiro a desconhecer este órgão criado pela Secretaria Municipal de Educação e que deveria ajudar no desenvolvi-mento, manutenção e acompa-nhamento do orçamento das escolas municipais cariocas. Os pais de alunos matriculados na rede pública de ensino, quando questionados pela reportagem do jornal Folha da Laranjeira, também não souberam dizer o que era e para que servia o CEC. Em Laranjeiras, a Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras (Amal) não possui um representante nas escolas do bairro, já que as escolas nunca a convocaram para uma reunião. Saiba mais...


PALAVRA DO PRESIDENTE

Marcus Vinícius Seixas

Anúncios alcoólicos muito bem remunerados

Há em nossa sociedade, no momento, um debate que já estava passando da hora de acontecer: a ocorrência de anúncios de bebidas alcoólicas sem restrição nos meios de comunicação. Diz a indústria que a propaganda não induz ninguém ao vício... Saiba mais...


Artes plásticas invadem as ruas de
Laranjeiras


A proposta do diretor de comunicação da Amal, Gilson Nazareth, de levar arte para as praças vem dando certo. Todos os sábados, de 10h. às 16h. os moradores do bairro podem ver o trabalho de artistas da região expostos na rua General Glicério, defronte a casa de festas Os Pequeninos. Na foto, os artistas Lu Sarmento e Oswaldo Davim.

  


Futebol campeão em Laranjeiras


A escolinha de futebol da Amal, coordenada pelo professor Giovanni Nogueira vem colecionando títulos por onde passa. Na comemoração dos 110 anos do Clube de Regatas Boqueirão, os jovens foram campeões em nada menos que em seis categorias. Criada em 1996, a escolhinha tem 280 alunos entre 5 e 21 anos. As aulas acontecem às segundas, terças e quintas no Aterro do Flamengo e aos sábados na quadra da Amal. Mais informações pelos telefones 2215-0408 / 9439-3000 / 9360 0834


AMAL participa do Congresso da Fam-Rio


A AMAL foi uma das 120 Associações de Moradores do Rio de Janeiro que participou do 4º Congresso da FAM-RIO, que ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2007 no Centro Cultural da Ação da Cidadania. Foram votadas várias deliberações que vão nortear a atuação da FAM-RIO nos próximos 3 anos, e foi eleita a nova Diretoria que tem como Presidente a dinâmica Márcia Vera de Vasconcellos. A vice presidente da AMAL M. da Glória F. Souza foi eleita Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da FAM-RIO; e colaborou na parte cultural do Congresso, fazendo um Desfile de Roupas Artesanais confeccionadas por senhoras dos comitês da Ação da Cidadania da comunidade Tavares Bastos e da Cidade de Deus. As modelos foram várias jovens e senhoras participantes do Congresso, que gostaram muito da experiência. Compareceram ao Congresso o presidente da AMAL Marcus Vinicius Seixas, o secretário-geral – Salatiel Pereira da Silva, a diretora de Cultura Flora Saleto, a Diretora de Assuntos Jurídicos Regina Yolanda A Carquejo e Maria da Glória F. Souza.


MEMÓRIA DO BAIRRO

Antigo Instituto Pasteur

(RUA DAS LARANJEIRAS, 308)

Grande casarão senhorial em sobrado, no estilo eclético, erguido na segunda metade do século XIX, e que passou a abrigar, desde o dia 25 de fevereiro de 1888, o Instituto Pasteur. Foi fundado pela Santa Casa de Misericórdia com a colaboração do Governo Imperial, para tratamento da raiva, pelo método descoberto em 1885 pelo benemérito sábio francês Louis Pasteur. Saiba mais...


JOGOS PAN-AMERICANOS 2007

Curso de guias cívicos na Amal

M. Glória Souza

Os Jogos Pan-Americanos acontecerão na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 19 de Julho de 2007, com a participação de 5.500 atletas de 42 países em 28 modalidades esportivas. A cidade deve receber cerca de 500 mil visitantes, entre turistas e delegações.
Saiba mais...



Amal realiza I Fórum de Síndicos de 2007


Segurança pública e população de rua foram os assuntos centrais do primeiro fórum de síndicos organizado pela Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras em 2007. A intenção da diretoria é tornar o evento mensal e com isso chamar a atenção das autoridades para as questões levantadas pelos moradores.

- Esse é um movimento muito importante. Fazer uma reunião de síndico mensal significa estar em contato intenso entre os moradores e os órgãos governamentais – afirma o presidente da Amal Marcus Vinicius Seixas.

Outro ponto de discussão levantado pelos síndicos que marcaram presença no evento foi a questão das vans irregulares que circulam no bairro e a iluminação da rua Alice, que vem deixando a desejar. Representando o subprefeito Marcelo Maywald, Maria Helena anotou todas as reivindicações e fez questão de esclarecer todas as dúvidas dos presentes.
Se boa parte da reunião serviu para críticas e pedidos, por outro lado os moradores elogiaram a atuação da subprefeitura no caso da praça Ben Gurion, que após ser alvo de crítica por parte da população começou a sofrer reparos.

Também estiveram presente no Fórum um representante da Polícia Militar, o presidente da Flama e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Moisés.




PATROCINADORES
Clique e saiba mais sobre eles












REDES SOCIAIS








FOTOS DO BAIRRO



Clique na foto...





© 2005 - 2019 Isabel Vidal
Todos os direitos reservados



Jornal da AMAL
ano 27 - nº 218
maio/07