Amal promove “Arte em Laranjeiras"
Por Glória de Souza
A AMAL – Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras, e um grupo de artistas do bairro, como o pintor e escultorJorge de Salles, a artesã Ângela Simoens, o fotografo Rubber Seabra, Delma Escaleira, a pintora Nancy Tardin, M. da Glória F. Souza vice-presidente da Amal, entre outros, organizaram um grande evento cultural nos dias 25 e 26 de novembro de 2006 em Laranjeiras.
O primeiro circuito de “Arte em Laranjeiras” reuniu artistas residentes no bairro e convidados que atuam nas áreas de pintura, escultura, fotografia, música, artesanato e artes em geral, que ocuparam praças e abriram ateliês, formando um corredor cultural, para mostrar seus trabalhos.
O pintor e escultor Jorge de Salles, fez uma grande obra de arte com o mapa da região, onde demarcou todos os pontos que participaram do circuito, e que foi um dos principais destaques na divulgação do evento.
Na AMAL – Associação de Moradores de Laranjeiras foi inaugurada, (e ainda está aberta ao público) uma exposição na “Galeria Paulo Barreto”, organizada pelo Diretor de Cultura e Comunicação Gilson Nazareth e Helena Amorim com pinturas de vários artistas: Flora Soleto, Ronaldo Nascimento, Prof. Espinoza, André Cipolla, Atchinta, Daniel Ximenes, Wanda L, Rada Dimittrova, Israel Brum, S. Cucollilo, Israel Brum, Guilherme Richard, Atilio L. Jane, Newton Lesni, J. M. Costa, Nadja Mattos, Cecília Otoni, Maria Fortuna, Samy e as esculturas de Flora Saleto, Geórgia Esteves e Vânia Vetter. O músico Elço da Conceição apresentou Modinhas do interior do Rio de Janeiro.
A Quadra da Amal abrigou uma exposição de Arte, Artesanato e eventos culturais. Tivemos oportunidade de ver trabalhos dos artistas: Carlos Alberto, Sonia Freitas, Donzilia, Alexandre Themé, Claudia Shiathã, Elza Pacatuba, Rita Amaro do Nascimento, Leda e Maria Jose da Silva, Mirian Freitas-(do Ateliê Baú de Panos); Maria do Carmo (projeto Tecendo o Futuro).Trabalhos de Noemi Ribeiro e lançamento do livro de poesia: “Casulo” de Manoel Moreno. Cartuns do Henfil apresentados pelo seu filho Ivan. O cartunista Guidacci fez várias caricaturas durante o evento. Lucio Celso do grupo Goliardos-(Poesia no Poste) apresentou seu criativo painel- Tivemos a apresentação de: Dança Sênior e Ciranda com o grupo do projeto Vivendo dirigido por Maria José, e dos excelentes grupos musicais: “Os Plutônicos” tocando Chorinho com Gabriel e Otavio(violão), André; e o grupo “Os Budegas” (MPB e Rock) com Diogo (guitarra), André (violão e voz) e Miguel. O locutor Crispim ajudou na apresentação da parte cultural. Houve dança cigana e um “Desfile de Roupas Artesanais” confeccionadas por grupos de produção de comitês da Ação da Cidadania do comitê da Cidade de Deus (Terezinha de Jesus) e do Flamengo. Glória Souza e Célia Zanon coordenaram o espaço.
Movimento cultural envolve todo bairro
Praça São Salvador
O fotográfo Rubber Seabra coordenou o evento na praça, que contou com a exposição da pintora Nancy Tardin, Lau-Mar, Rhada Dimittrova, Márcia Velloso, Oswaldo Dawim, os fotógrafos Vera Cruz e Sid Bond. Houve apresentação dos grupos musicais: Banda “Os Azuis”, “Banda Ego”, “Newton Ricardo Band” e “Samba por Encomenda” que fizeram muito sucesso. As cineastas Carla e Inês Magalhães, do importante projeto “Formação de Memória” fizeram, também muito sucesso com seu filme sobre o bairro.
Mercadinho São José
Delma Escaleira e Ângela Simoens coordenaram a exposição que contou com as expositoras: Ângela, Beatriz, Carla, Carlindo, Carmem, Delma, Eliana, Julia, Therezinha, Zeilza, Maria do Socorro, Aurora, Cleone, Neuza e Maria das Graças. Aconteceu, também um Encontro Esotérico com Rhada, Izabela, Rosa e Carlos, e um evento musical com Fernando Sampaio no teclado. Durante o evento foram realizadas várias oficinas de Arte e Artesanato.
Ateliê Ivone Kanto
Participaram da exposição as artistas: Ivone Kanto com mosaico e pintura- Wanda Figueiredo Souza com pintura Bauer e Russa, Ana Cinelli, Geni Barbosa, Bella Fontes, Eduardo Scateni, Mariana Luz, Vera Amante, Lucia Caldas, Oscar Garcia da Rosa, Helena Mota Araújo, Fátima Fontes, Marisa Queiroga, Janaina Fantesia Pantoja. A pintora e escultora Doree Camargo. Julio Simões praticou a Numerologia e Filó de Souza mostrou sua habilidade no Reiki. Houve, também uma apresentação particular do “Desfile de Roupas Artesanais” dos grupos de produção dos comitês da Ação da Cidadania do Clube da Amizade e do Flamengo.
Praça Bengurion
A exposição foi organizada por Sonia Guimarães. As artistas do Grupo Art Lar, mostraram seus excelentes trabalhos: Ana Maria Gouveia, Mayta de Castro, Luiz Gonçalves, Dorotea Schaffer, Alzira L. Monteiro da Silva, Andréa Moura, Íris dos Reis, Liane F. Kropf, Lucia Perdigão, M. de Fátima Lopes, Irene Rocha, Adélia Giuberti, Gesua Persechini, Dora Gonçalves e Maria do Carmo do projeto “Tecendo o Futuro”(Acape). Aconteceu, também uma programação cultural com apresentação da Capoeira Guanabara, com o mestre Dimola, e um espetáculo de Circo do projeto “Dando Bola para a Vida.” O grupo de crianças do projeto “Tá na Rua”, também fez muito sucesso com malabaris.
No seu
Ateliê Flora Saleto mostrou seus trabalhos originais de Pintura e Escultura e recebeu visitantes, entre eles alguns pintores de Santa Teresa.
O
Museu Internacional de Arte Naïf recebeu muitos interessados para a Visita Guiada (cortesia), que foi anunciada no circuito de Arte em Laranjeiras.
No
Centro Cultural da Estação do Corcovado, as esculturas de Jorge de Salles foram muito visitadas e admiradas, por apreciadores das suas obras.
Participaram do circuito, também: O
Ateliê Arquitetura do Papelão, onde o artista plástico
Sergio César reproduz favelas em papelão e todo tipo de material reciclável e já rodou o mundo com seu trabalho. Ateliê Mundo das Cores.
Ateliê Jorge de Salles - O artista que participou da organização do evento ficou, também na Praça São Salvador que estava com uma ótima programação cultural.
Otávio Avancini com seu projeto “Pé com Pé,” que o artista desenvolve há três anos, começou a esculpir (talvez um elefante) num tronco de árvore do bairro (Rua conde de Baependi), e que será inaugurada na próxima edição do “Arte em Laranjeiras” em 2007.
O circuíto de
“Arte em Laranjeiras” foi inscrito para fazer parte da programação do
Fórum Cultural Mundial, que aconteceu no Rio de Janeiro de 25 a 30 de novembro, que foi um encontro de visões , conceitos, um imenso intercâmbio de idéias sobre Cultura no Mundo. Seu objetivo é promover a cultura como dimensão fundamental da vida contemporânea, respeitando e viabilizando as diferenças. Podemos resumir o sentido deste fórum no esforço de dar centralidade ao papel da geração de conhecimento e das artes, na busca de soluções para as necessidades humanas.