Barulho incomoda moradores
Vanessa Santos
Uma das principais características das grandes cidades é a quantidade excessiva de barulho, e isso muitas vezes causa incômodo. Todo ruído que causa desconforto pode ser considerado poluição sonora, um problema constante na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras. Muitas pessoas reclamam e dizem ter recorrido às autoridades competentes, mas por que nada foi feito ainda?
Saiba mais...
Nova diretoria assume Amal
A chapa “Amal a mil” assumiu a diretoria da Associação de Moradores no mês passado e agora prepara uma série de ações. Entre os planos estão a criação de uma rádio comunitária e a batalha para que as Casas Casadas, luta histórica da associação, abrigue um centro de memória do bairro.
À frente da nova diretoria está de volta o administrador Marcus Vinicius de Seixas.
Saiba mais...
Boa ação
Criado inicialmente para ajudar pessoas que já tiveram uma situação financeira boa, mas que hoje passam por dificuldades, o Apoio Fraternal foi fundado há 68 anos por Álvaro Silva Lima e Isolina Freitas Pereira, um casal da alta sociedade que se sensibilizou com essa realidade cada vez mais freqüente e cedeu a própria casa para abrigar a instituição.
Saiba mais...
EDITORIAL:
AMAL com os síndicos
A AMAL voltará a enfatizar sua relação com os síndicos. Não é possível empreender ações de luta comunitário num bairro como o nosso, sem ter a parceria dos líderes das micro-comunidades, que são os condomínios de Laranjeiras.
Saiba mais...
Laranjeiras é campeã do carnaval de rua
“Xupa Mas Não Baba” é o mais tradicional. Bloco desfila dia 10 às 13h.
Mais tradicional bloco de rua de Laranjeiras, o “Xupa Mas Não Baba” (assim mesmo, com “X”, inspirado na fase áurea da Xuxa) desfila dia 10 de fevereiro ...
Saiba mais...
IMPERDÍVEL: Cursos na Amal a preços
populares
Estão abertas as inscrições para os cursos oferecidos pela Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras. O custo mensal de cada curso é de R$ 40, com exceção das aulas de alfabetização, que são gratuitas.
Veja a programação.
PALÁCIO GUANABARA
Prof. Milton de Mendonça Teixeira
Construído de 1853 a 63 pelo negociante português José Machado Coelho para sua residência, e comprado em 1865 pela Assembléia por menos de 300 contos como dote de casamento da Princesa Isabel, filha de D. Pedro II, com Luís Felipe Gastão de Orleáns, Conde D‘Eu. Foi reformado em 1865...
Saiba mais...
Artesanato
Todas as quartas e quintas feiras a Amal organiza uma feira de artesanato, decoração, moda e acessórios em sua quadra. Realizado em parceria com a Estação Feiras e Eventos, a feira tem entrada franca e funciona da 11h. às 19h. O lugar ainda conta com uma praça de alimentação
Os artesãos que quiserem participar podem entrar em contato no telefone 9364 7398.
Convênio
A Associação de Moradores de Laranjeiras assinou um convênio com o restaurante Varandas Gourmet onde oferecerá 15% de descontos aos sócios da Amal no serviço de Buffet. Os sócios devem apresentar o comprovante de pagamento para garantirem o desconto. O restaurante fica localizado na Rua das Laranjeiras, 430 e funciona das 7 da manhã até 1 da manhã.
Gafisa nega compra
de terreno
No último dia 17, o jornalista Ancelmo Gois informou em sua coluna, no jornal O Globo, a venda do terreno ao lado das Lojas Americanas. Segundo a coluna, a área de 5.000 metros quadrados, que pertence à rede Prezunic, teria sido vendida por R$ 15 milhões para a construtora Gafisa. Eles construiriam um prédio de 200 apartamentos no local.
A Folha da Laranjeira foi atrás da assessoria da construtora, que negou veementemente a informação.
- Isso é especulação imobiliária. Até agora não tenho nenhuma informação desse tipo - afirmou Fabrícia Rosa, assessora de imprensa da Máquina de Notícia, que atende a Gafisa no Rio de Janeiro.
Amal promove “Arte em Laranjeiras"
Por Glória de Souza
A AMAL – Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras, e um grupo de artistas do bairro, como o pintor e escultorJorge de Salles, a artesã Ângela Simoens, o fotografo Rubber Seabra, Delma Escaleira, a pintora Nancy Tardin, M. da Glória F. Souza vice-presidente da Amal, entre outros, organizaram um grande evento cultural nos dias 25 e 26 de novembro de 2006 em Laranjeiras.
Saiba mais...
ARTIGO: Muito prazer, democracia
Paulo Marrayo, diretor de assuntos comunitários da Amal
Para quem tem lutado desde a adolescência contra os processos de coisificação dos coletivos humanos, é prazeroso ver que nossa democracia tupiniquim, mesmo aos trancos e barrancos, vai se consolidando. Até o fechamento desta edição o povo ainda não tinha ido às urnas, mas tínhamos, baseados nas pesquisas, a previsão de que...
Saiba mais...