www.BairrodasLaranjeiras.com.br
ANUNCIE AQUI  |  INFORMATIVO  |  CONTATO

HOME Notícias semanais

CULTURA E TURISMO

ENDEREÇOS NO BAIRRO
Atividades físicas
Bares e Restaurantes
Cafés, Lanches e Sucos
Comércio e Serviços
Estabelecim/ de Ensino
Hospitais e Clínicas

FESTAS E EVENTOS

MATÉRIAS E NOTÍCIAS

MURAL DO BAIRRO

TRABALHOS SOCIAIS E
ASSOCIAÇÕES


UTILIDADE PÚBLICA

VARIEDADES
Anuncie no Bairro
Contato do Bairro
Blog do Bairro
Detalhes do Bairro
Fotos do Bairro
Informativo do Bairro
Twitter do Bairro



Capa
Onde encontrar
Expediente



MACRO E MICRO

Gilson Nazareth
Mestre em Educação IESAE - FGV
Doutor em Comunicação e Cultura ECO - UFRJ


Galeria Anárquica
Artista, Vivemos uma crise civilizatória. Os caminhos que levavam o artista plástico, ao sucesso, não mais existem: ateliês, salões, galerias e, sobretudo, o grande público consumidor de arte...




Praça Ben Gurion: abandonada

Médicos da clínica Perinatal querem adotar a praça, mas pedem que chafariz seja desligado


Roubos a mão armada, crianças cheirando cola, sexo explícito e furto de automóveis são apenas algumas cenas que fazem parte do cotidiano da praça Ben Gurion, localizada próximo à rua Cardoso Júnior. Os casos ocorrem até mesmo durante o dia, já que o lugar não possui nenhuma segurança. Nem mesmo a equipe de reportagem da Folha da Laranjeira foi poupada durante a matéria e quase teve o seu equipamento roubado por pivetes que circulavam a área. Preocupados com essa dura realidade os diretores da Clinica Perinatal, instalada desde 1993 na Praça Ben Gurion estão dispostos a “adotar” a praça e cuidar de toda sua manutenção (limpeza, consertos de bancos, pintura etc). Em contra partida, eles querem apenas que o poder público feche o registro do chafariz.

– Tenho certeza que sem a água do chafariz o problema será reduzido em 80%. Com o chafariz cheio de água eles lavam roupa, tomam banho pelado e fazem sexo ali dentro. Poderíamos pensar numa forma de isolar o chafariz sem prejudicar a arquitetura – afirma Dr. Manoel de Carvalho, diretor da Perinatal.

A Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras também é favorável à medida, mas de acordo com o diretor de comunicação, Gilson Nazareth, o ideal seria colocar uma grade acima do nível da água, de forma que impedisse o acesso dos moradores de rua a água, impedindo assim que ele utilizassem o espaço para outras finalidades.

Dr. Manoel lembra que ali na praça um médico de sua clínica já foi acertado com um tiro no rosto. Além dos inúmeros assaltos que os pacientes sofrem freqüentemente.

– Eu acho que os moradores são muito acomodados. Ninguém denuncia, nem faz nada. As pessoas as vezes me perguntam o que eu posso fazer. Estou me dispondo a adotá-la, mas o poder público também tem que fazer sua parte – diz.

Clinica é referência nacional


Construída onde antigamente funcionava a Casa de Saúde de Laranjeiras, a clínica Perinatal é referência nacional entre as maternidades. Criada pelos médicos pediatras Manoel de Carvalho e José Maria Lopes, a clínica tem o melhor índice de sobrevida de bebês prematuros do país, além de oferecer um serviço personalizado para as mães e seus filhos. No ano passado a Perinatal ficou famosa por trazer ao mundo o menor bebê já nascido no Brasil, pesando apenas 282g.

– Aqui, por exemplo, as mães ganham presentes, têm direito a maquiadora, manicure, massagista e uma série de outros agrados. Nós fomos a primeira clínica a colocar o vídeo dos bebês na internet. Agora estamos com um projeto onde as mês podem acompanhar a distância, através de câmeras, seus filhos no berçário – conta Manoel.

Formado em 1976 pela UFRJ, Dr Manoel conheceu Dr. José Maria durante um congresso nos Estados Unidos. Fizeram contato e quando ambos retornaram ao Brasil se re-encontraram no Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz, onde trabalhavam. Lá eles já perceberam a grande demanda que havia no setor privado na área de pediatria. Mas idéia de construir uma maternidade veio em 1985, quando trabalhavam em uma clínica na Lagoa.

– Não havia e ainda não há um lugar que seja exclusivamente maternidade. O que existe são maternidades dentro de hospitais. A nossa foi construída com essa única finalidade. Quando começou era apenas nós dois e depois fomos nos associando a outros grupos – diz Manoel.

Hoje com 420 funcionários, a Perinatal tem planos de ampliar seus horizontes. A idéia dos dois médicos é inaugurar até o final de 2008 uma filial na Barra da Tijuca que tenha as mesmas características de Laranjeiras.

– Quando começamos a buscar um lugar para instalar a clinica achamos a Casa de Saúde de Laranjeiras, que já tinha alvará, mas estava em péssimo estado. Colocamos o prédio abaixo e construímos tudo novo. Fizemos questão de não trabalhar com azulejos e materiais frios. Contratamos uma excelente empresa de arquitetura, que fez um projeto que não ficasse com cara de hospital.

Para manter a qualidade no atendimento, Dr. Manoel faz questão que os pacientes respondam a um questionário e não deixa ninguém sem resposta.

– Costumo usar meia hora do meu dia só para responder as críticas e sugestões. Minha meta é sempre ter 85% de excelência – diz.

-----------------------------------------------------------------------
Legenda: Chafariz foi instalado em 1965
Fotos Minas de Idéias






PATROCINADORES
Clique e saiba mais sobre eles












REDES SOCIAIS








FOTOS DO BAIRRO



Clique na foto...





© 2005 - 2019 Isabel Vidal
Todos os direitos reservados



Jornal da AMAL
ano 27 - nº 216
fev-mar/07