www.BairrodasLaranjeiras.com.br
ANUNCIE AQUI  |  INFORMATIVO  |  CONTATO

HOME Notícias semanais

CULTURA E TURISMO

ENDEREÇOS NO BAIRRO
Atividades físicas
Bares e Restaurantes
Cafés, Lanches e Sucos
Comércio e Serviços
Estabelecim/ de Ensino
Hospitais e Clínicas

FESTAS E EVENTOS

MATÉRIAS E NOTÍCIAS

MURAL DO BAIRRO

TRABALHOS SOCIAIS E
ASSOCIAÇÕES


UTILIDADE PÚBLICA

VARIEDADES
Anuncie no Bairro
Contato do Bairro
Blog do Bairro
Detalhes do Bairro
Fotos do Bairro
Informativo do Bairro
Twitter do Bairro



Capa
Onde encontrar
Expediente



MACRO E MICRO

Gilson Nazareth
Mestre em Educação IESAE - FGV
Doutor em Comunicação e Cultura ECO - UFRJ


Galeria Anárquica
Artista, Vivemos uma crise civilizatória. Os caminhos que levavam o artista plástico, ao sucesso, não mais existem: ateliês, salões, galerias e, sobretudo, o grande público consumidor de arte...




MACRO & MICRO

-----------------------------------------------------------------------

Gilson Nazareth entrevista Ana Cícera


GN: Quando você começou a trabalhar com cultura e o que a levou a este caminho tão difícil?
AC:
Sempre gostei de arte. Fico imaginando que um artista plástico tem algo divino com ele. colocar em uma tela branca todo o sentimento e beleza e ainda receber a admiração e reconhecimento das pessoas não é para qualquer um.

GN: Você ocupou cargos importantes na administração pública e neles sempre encontrou espaço para tratar de cultura. Conte-nos sua trajetória.
AC:
Fui administradora do Parque do Flamengo; duas vezes administradora estadual da nossa área e presidente da Flama. Oportunidade de realizar um trabalho cultural foi na administração estadual que abrangia os bairros do Flamengo / Botafogo / Laranjeiras / Glória / Catete / Urca / Cosme Velho onde criei uma biblioteca e o “Espaço Arte Livre” (que na verdade era um grande corredor) para que os artistas plásticos da nossa área pudesse expor seus trabalhos. Tínhamos exposições todo mês. Um grande sucesso, muitos artistas ficaram conhecidos. Criamos o concurso “Prestigiando seu Bairro através da Arte” que foi além das expectativas com trabalhos brilhantes como você mesmo pôde presenciar, pois foi um dos jurados.

No 1º concurso tivemos o grande vencedor do júri a artista L. Vasconcellos com a obra “O Castelinho do Flamengo” e outros grandes artista premiados como Lourdes Fidalgo - Manuel Vieira - Sandra Nunes - João Barcellos - Maria Torres - Flora Soleto - Silas Alves - R. Santos, enfim foram 87 artistas que participaram do 1º concurso. No 2º concurso em 2006 foram mais de 100 artistas com trabalhos espetaculares como: o “Relógio da Glória” - ”praça XV” - “Rua do Catete” - “Outeiro da Glória” - “Largo do Boticário” - “Feira da Glória” - “Praia Vermelha” entre muitos outros eu na verdade me senti realizada.

GN: Qual foi o reconhecimento, de seu esplendido trabalho, nos 3 níveis: governo, artistas e povão?
AC:
Do governo o então Vice- Governador Luis Paulo Conde, que é um homem ligado a cultura, nos apoiou com os diplomas assinados por ele- tivemos o jurado Sr. Bedotti da Secretaria de Cultura e a Funarj - Fesp e a AMOV Com relação aos artista e o povão realmente foi além das expectativas, veja você pelo número de inscritos nos concursos e o povão correspondia com casa super cheia.

GN - Quais seus planos, a curto e médio prazo, referentes à sua vocação de protetora das artes?
AC:
Você já me propôs fazermos juntos uma exposição na sede da AMAL, estou contactando os artistas. A médio prazo temos com o incentivo da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Rosa Fernandes, planos de várias exposições nos bairros, os artistas que estiverem interessados...

GN - Qual a mensagem que pode deixar para os artistas e intelectuais, de valor, que precisam, e esperam, seu incentivo?
AC:
Muitos artistas sentem dificuldade de mostrar seus trabalhos, o que posso dizer é que não se desiste quando se tem talento, a oportunidade sempre chega. Se Deus lhes deu este maravilhoso dom é para ser mostrado. Existem muitos amigos dos artistas plásticos, você Gilson é um deles, e nós estaremos criando oportunidades para os artistas mostrarem seus talentos.





PATROCINADORES
Clique e saiba mais sobre eles












REDES SOCIAIS








FOTOS DO BAIRRO



Clique na foto...





© 2005 - 2019 Isabel Vidal
Todos os direitos reservados



Jornal da AMAL
ano 27 - nº 216
fev-mar/07