Triângulo Escaleno quer levar segurança para área de risco em Laranjeiras
Preocupados com a segurança do bairro, os diretores da Amal Regina Carquejo, Gilson Nazareth e Salatiel Pereira desenvolveram o projeto Triângulo Escaleno. Como diz o próprio nome, o triângulo trata da revitalização da área que vai desde a esquina da rua Pereira da Silva com a rua das Laranjeiras; passando pelo parquinho de recreação infantil da praça Del Prete, até chegar no teatro de arena localizado atrás da Amal, na Pinheiro Machado.
– Este triângulo é uma das áreas mais perigosas do nosso bairro. Precisávamos fazer algo – diz Gilson.
Uma das medidas sugeridas é transformação dos espelhos d’água em canteiro, assim como instalação de uma guarita policial na esquina da rua Pereira da Silva.
– O parquinho e os espelho d’água vem sendo valha-couto de assaltantes e na esquina da Pereira da Silva já houve até mortes no ano passado – conta Gilson.
Triângulo incentiva cultura
Além de visar a segurança do bairro, o Triângulo Escaleno também contemplará a cultura. A praça Del Prete, por exemplo, atualmente é ocupada aos finais de semana com exposições de arte comandadas pela Amal. Outra proposta é a revitalização do teatro de arena localizado atrás da sede da Amal e ao lado da extinta cooperativa de catadores de lixo. Há alguns anos o lugar foi cercado por condôminos com uma grade para evitar que mendigos o ocupassem, no entanto continua sendo uma zona extremamente perigosa. Mal iluminada e sem segurança, não é difícil encontrar relato de moradores que já foram assaltados naquelas mediações. Para solucionar o problema, o grupo sugeriu que o teatro de arena fosse reativado e servisse de palco para pequenas apresentações.
– Acredito que aqui tem um grande apelo para apresentação de teatro infantil. O Triângulo é também um projeto cultural que vai inclusive gerar renda e empregos. A Fundação Parques e Jardins poderia fazer a remoção das plantas que estão no teatro para que ele fosse reativado – diz Regina.
Uma outra idéia que será apresentada é o pedido de liberação de bancas de livros usados a serem instaladas em toda a extensão da Rua das Laranjeiras.
– Nosso intuito é colocar a população ordeira nas praças e ruas para aumentar a segurança no bairro – diz Gilson.
O próximo passo será apresentação do projeto aos síndicos da região, para que seja então apresentado à prefeitura.
Propostas do Triângulo:
1 - Derrubar o murinho que cerca o parque de recreação e substituí-lo por grade alta. A cerca ficará fechada e a chave administrada, em convênio, com os condomínios.
2 - Transformar os espelhos d’água em canteiros.
3 - Colocar uma guarita na esquina da Pereira da Silva
4 - Restaurar o teatro de arena.
-----------------------------------------------------------------------
Foto no alto: Os diretores da Amal, Regina Carquejo e Gilson Nazareth cm frente ao teatro de arena
Na foto acima, a esquina da rua Pereira da Silva como é hoje em dia e ao lado uma ilustração de como ficará com a instalação de uma cabine da Polícia Militar
Um antes e depois da praça Del Prete. Projeto preve retirada de murinho e instalação de uma grade alta
Fotos Minas de Idéias