www.BairrodasLaranjeiras.com.br
ANUNCIE AQUI  |  INFORMATIVO  |  CONTATO

HOME Notícias semanais

CULTURA E TURISMO

ENDEREÇOS NO BAIRRO
Atividades físicas
Bares e Restaurantes
Cafés, Lanches e Sucos
Comércio e Serviços
Estabelecim/ de Ensino
Hospitais e Clínicas

FESTAS E EVENTOS

MATÉRIAS E NOTÍCIAS

MURAL DO BAIRRO

TRABALHOS SOCIAIS E
ASSOCIAÇÕES


UTILIDADE PÚBLICA

VARIEDADES
Anuncie no Bairro
Contato do Bairro
Blog do Bairro
Detalhes do Bairro
Fotos do Bairro
Informativo do Bairro
Twitter do Bairro



AMAL

Capa da Folha
Onde encontrar
Expediente



MACRO E MICRO

Gilson Nazareth
Mestre em Educação IESAE - FGV
Doutor em Comunicação e Cultura ECO - UFRJ


Flora Soleto e Radda Dimittrova são os dois baluartes do movimento artístico/pictório que a AMAL desenvolve em nosso bairro. Contemporâneas, mas percorrendo caminhos diferentes, são amigas, tanto entre elas como de todos da Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras.


MEMÓRIA DO BAIRRO

Casa de Apoio Fraternal
(Rua das Laranjeiras, 110)

Prof. Milton de Mendonça Teixeira

Única sociedade civil, fundada no Rio a 27 de agosto de 1938, com o fim principal de auxiliar a “pobreza escondida”, por meio de amparo moral, espiritual e material. Seus fundadores foram o Dr. Álvaro Silva Lima Pereira e sua esposa, Da. Izolina Pereira, casal de portugueses que, inclusive, cederam sua residência para a sede desta instituição localizada à Rua das Laranjeiras, 110. Instituição de iniciativa particular, cuida do “pobre escondido” que é aquele que possuiu fortuna e agora luta com a miséria; é o chefe de família remediada subitamente desempregado; é a filha ou viúva pobre de homem notável; é o velho sem pecúlio, mas com nome tradicional; é o intelectual vencido pela vida material; é o professor para quem não existem mais alunos; enfim todas as pessoas que por sua posição social estão moralmente impedidas de solicitar o auxílio da caridade. O trabalho de sindicância é feito sob o mais rigoroso sigilo, sendo cada pessoa ou família representada apenas por um número, dentro desta meritória e humanitária obra.

A Casa de Apoio Fraternal está instalada numa das últimas mansões da Rua das Laranjeiras, erguida em 1922, no estilo neocolonial. Dentro, ainda conservam todo o mobiliário original do casal doador, hall, sala de estar, jantar, quadros e demais objetos que pertenceram ao casal Pereira. Numa ala lateral da casa existe a belíssima capela do Jesus Sacramentado, com altar mór em mármore de Lióz. Além de um alentado brechó de antiguidades e roupas, funcionam ainda salas de aulas de costura, palestras culturais, biblioteca, etc.

A casa é tombada pela Municipalidade.




PATROCINADORES
Clique e saiba mais sobre eles












REDES SOCIAIS








FOTOS DO BAIRRO



Clique na foto...





© 2005 - 2019 Isabel Vidal
Todos os direitos reservados



Jornal da AMAL
ano 27 - nº 220
8 e 9 de 2007