Casas Casadas:
Espaço sem entretenimento
Tatiana Paradella
Previsão incerta, destino duvidoso. A situação das Casas Casadas se arrasta em um universo de desinformação. Entregue em setembro de 2004 pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, o espaço Casas Casadas continua sem nenhuma programação cultural.
Nos dias 17 e 18 de janeiro a Secretaria Municipal da Fazenda abriu licitação para um restaurante e uma cafeteria nas instalações das Casas Casadas. Ocorre que para os dois espaços que estavam em licitação, em apenas um, a cafeteria, houve vencedor: a Input e Output Comunicação, cujo proprietário é Daniel Leite, que arrematou a área por R$ 1.380.
A licitação do restaurante não aconteceu, pois o lance dos interessados não chegou ao valor mínimo estipulado pela Prefeitura (R$ 2.430). A secretaria avisou que será aberta uma nova licitação, ainda sem data definida.
Procurada pelo Jornal Folha da Laranjeira, a Secretaria Municipal da Fazenda informou que com o objetivo de incentivar os investidores, a Prefeitura concedeu aos novos comerciantes carência de 12 meses para o início do pagamento da remuneração mensal. A cafeteria do local tem dois pavimentos: o primeiro piso, com área total de 197 metros quadrados, e o andar térreo, com 235 metros quadrados. O vencedor assinou Termo de Concessão de Uso, que tem prazo de 10 anos. Os editais de seleção, com prazo e documentação exigida, ficam disponíveis na Superintendência de Patrimônio (sala 711), ou na Internet, no site da Secretaria de Fazenda (www.rio.rj.gov.br/smf).
- O vencedor da licitação deverá, em prazo estipulado pela Secretaria, apresentar o seu projeto para que seja aprovado e então iniciadas as atividades no local, informou Raquel Aguiar, do Departamento de Comunicação da Secretaria das Culturas.
E agora, a pergunta que não quer calar: Onde estão os cinemas? E o espaço gastronômico tão divulgado pela Prefeitura? Os moradores do bairro das Laranjeiras, com o apoio da AMAL - que está sempre cobrando dos responsáveis o desenrolar da situação - querem saber onde está a programação cultural para o bairro.