MACRO & MICRO
Cristina, cordial
Pela mão de Cristina da Costa Pereira, Laranjeiras faz o resgate de um passado de convívio inteligente: bibliotecas, pianos, primas-donas, poetas, romancistas e saraus.
A arte de receber, freqüentar, retorna ao bairro de forma mais democrática e plural.
A nível de associação de bairro e a nível pessoal, o coração de Cristina da Costa Pereira se abre à vida inteligente desta nossa freguesia de N.S. da Glória e aos liames que nos prendem aos bairros próximos e às cidades distantes.
Com o coração, e portanto cordial, Cristina tece um abrigo que sombreia, de forma acolhedora, a nossa pequena cidadela dos fazedores de cultura.
Na AMAL (Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras) teve como pico de suas atividades o concurso “Laranjeiras em prosa e verso”.
O Sarau João do Rio, realizado na sede da AMAL e em itinerância, tem quatro anos que somam cerca de 160 (cento e sessenta) apresentações internas.
Fora de Laranjeiras, o Sarau João do Rio se apresentou nos bairros cariocas de Santa Teresa, Centro, Lapa, Méier, Tijuca e Guaratiba; nas cidades fluminenses de Niterói, Friburgo, Macaé, Magé, Maricá e S. Pedro da Serra e, fora do Estado do Rio, em Salvador, Bahia.
Em Santa Teresa, Cristina dirige a cada última quinta-feira de cada mês, a Ciranda Literária: mandala mágica que desvenda os princípios criativos de autores literários e musicais.
Na mídia, Cristina leva o bairro além da Folha da Laranjeira, para o público da Folha Comunitária do Catete, do Capital Cultural, e para o programa Boca Livre, na Band, comandado por Henrique Acker, Luiz Bap e Lindinor Laranjeira. Além disso, na mídia eletrônica nos oferece, há quase dois anos, o jornal eletrônico João do Rio (www.joaodorio.com).
Tudo isso sem descuidar de sua carreira literária em que seu nono livro, Povos de rua, faz sucesso desde seu lançamento, dois anos atrás.
Cordial e irradiada é esta a vida de Cristina da Costa Pereira, que vem transplantando esta forma de viver para a AMAL como Diretora da Cultura desta instituição.
Gilson Nazareth
Mestre em Educação IESAE-FGV
Doutor em Comunicação e Cultura ECO-UFRJ