Rio de Janeiro, 04/04/08
Amigos, Clara Café e novidades
[email protected]
Amigo de verdade a gente não esquece.
Recentemente, foi uma dessas lembranças que me proporcionou uma agradável surpresa. A atenciosa e querida Beni, me ligou anunciando uma boa-nova: "Hilda, estou no Clara Café, você precisa vir conhecer.".
Fiquei ansiosa e corri para lá no primeiro sábado de folga que tive. Era sábado de Aleluia. Ou seja, em plena Semana Santa, desconfiei que pudesse estar fechado, e apesar de estar em casa, às voltas com pincéis, tintas, pintura de parede, gatos, preparativos para almoço de Páscoa e afins, fui para a rua em busca do Clara Café.
"O Clara" (já me sinto habitué, rs.) fica na rua Professora Estelita Lins, próximo a Clínica Perinatal, em frente ao conhecido ponto de táxi da Praça Ben Guiron (aquela do chafariz, esvaziado em tempos de epidemia de dengue). Para "encompridar" o passeio, fui pela rua General Glicério, contemplando a paz entre as árvores do lugar, em dias de "feriado".
Entrei na Estelita e já estava me aproximando da rua das Laranjeiras, de novo, e nada!
É que o lugar fica bem no finzinho da rua.
Lá chegando, fui presenteada com um afetuoso abraço da Beni e toda a sua solicitude. Ela tinha razão, o lugar é um primor na medida certa. Sabe aquela história que diz que os amigos de verdade, você conta nos dedos da mão?! Pois é, você pode não encontrá-los tanto quanto gostaria, mas os verdadeiros, não são tantos e estão sempre ali. Também sou partidária da máxima de que tamanho não é documento, tão pouco de que se precisa de muito espaço para tornar o ambiente agradável.
Enfim, o lugar é lindo, refinado, o atendimento 5 estrelas e eu me fartei de tanto comer.
O cardápio e o papo solto com Beni e Miguel (o simpático proprietário), as fotos de Clara filha, as histórias de Clara avó, dão enredo para umas três colunas. E como o tempo é curto e o espaço também, a sugestão é que você vá até lá e confira mais uma das preciosidades do bairro das Laranjeiras.
Do menu, minha gulodice sugere: o "Clafé Clara" vem com duas bebidas quentes, suco, bolo, geléia, mel, manteiga, cesta de pães (assados no forno da casa) e fruta (experimentei um mamão em cubinhos). Tudo isso para duas pessoas, por módicos R$16,50. Confesso que neste dia, não almocei. Para os mais comedidos, optem pela "Média Clara" (pão na chapa e café com leite), por R$4,00.
No almoço, massas simples e especiais que podem ter molhos ao sugo, bolonhesa ou quatro queijos. Os quiches acompanhado das saladas fresquinhas, os sanduiches na baguete (que pode ser integral ou comum), além do carpaccio e do rosbife com folhas, são escolhas acertadas.
Convide os amigos para colocar o papo em dia, com um lanche da tarde. Ou leve todos para o Happy Hour, a iluminação interna, à noite é um deslumbre.
Só não esqueça de passar no caixa eletrônico antes. O local ainda não aceita cartões de crédito/débito/refeição.