Rio de Janeiro, 28/12/07
O point colorido de Laranjeiras
[email protected]
Últimos dias de 2007, o que fazer na cozinha?
Nada!
OK, OK. Por mais gostoso que seja liberar a criatividade no fogão, com o sol lindo, o céu azul e o calorão destes primeiros dias de verão, o único desejo mesmo é de estar na rua.
Meu programa preferido tem sido acordar cedo e sair caminhando pela rua das Laranjeiras, em direção ao Largo do Machado. Sendo bem cedinho, o cheiro da mata é enebriante. E no meio do caminho, uma novidade ...
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 21/12/07
Panettone Especial de Natal
[email protected]
Nada mais tradicional na ceia de Natal que o panettone. Claro que as rabanadas, os pavês, as tortas de nozes, os pudins e outros doces deliciosos, típicos do período, também nos enchem os olhos e a boca d'água.
Particularmente sou fã das sobremesas, especialmente as natalinas. Gosto praticamente de todas.
Entretanto, ...
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 14/12/07
Pudim de Festa
[email protected]
Faltam 10 dias para o Natal, a festa do ano que mais gosto.
É bem verdade que nos últimos anos, tem sido cada vez mais corrido.
Uma maratona sem fim para enfeitar a casa, preparar presentes, enviar cartões - sou daquelas que ainda usa os Correios para enviar desejos de "feliz Natal e próspero Ano Novo".
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 07/12/07
Erros e Acertos na Cozinha -
Creme de Abobrinha
[email protected]
Uma das peculiaridades que mais me agrada na culinária, são as possibilidades de acerto, diante do erro.
A liberdade na cozinha para experimentar, ousar, errar, inventar é muito mais interessante que o previsível acerto. Imagino que os especialistas em gastronomia, não concordem com esta teoria. Mas é que além de "perseverante" - para não dizer, teimosa - não me dou por vencida facilmente.
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 30/11/07
Qual é o seu lado B?
[email protected]
Dizem por aí, que todos nós temos um lado B.
Acredito que eu tenha mais de um lado B, aliás, tenho alguns.
A Brastemp apostou nessa idéia e além de lançar uma série de comerciais para a TV, alguns até engraçados, está realizando, aqui no Rio, uma série de oficinas gastronômicas, no Casa Shopping.
A maratona começou no dia 14/11 e será encerrada no próximo domingo.
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 23/11/07
Iscas de Bacalhau com Abóbora
Da carruagem da Cinderela para as nossas refeições, a abóbora está deixando de ser coadjuvante para virar a estrela a vez. Excelente fonte de vitamina A, também é rica em vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Estas características a colocaram no ranking dos principais alimentos a favor da juventude.
Originária da América, era parte da alimentação das civilização Asteca, Inca e Maia. É parente da melancia, do melão, do chuchu e do pepino...
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 16/11/07
Meu primeiro Pão Caseiro
Hilda Armstrong
[email protected]
A preferência pelo pão é praticamente uma unanimidade. Ainda não conheci, ou ouvi falar de alguém, que não gostasse dele. Ao contrário, tem muita gente por ai, que até tenta diminuir o consumo e não consegue. É realmente difícil resistir a um pão fresquinho, com queijo, manteiga, requeijão, hum.... só de falar, já dá água na boca.
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 08/11/07
Torta de Goiaba Vermelha
Hilda Armstrong
[email protected]
Fruto da goiabeira, suculenta e nutritiva a goiaba chega a ter quase 5 vezes mais vitamina C que a laranja. Além disso, é riquíssima em vitamina B1 e contém sais minerais como Fósforo, Ferro e Cálcio que ajudam na formação dos dentes, ossos e sangue.
Informações nutricionais a parte, quando pequena, ficava mesmo era com água na boca e morrendo de inveja do Chico Bento.
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 02/11/07
Salpicão Caprichado com
Broto de Feijão
Hilda Armstrong
Quando eu deixei de comer frango um dos pratos dos quais sentia saudade era o salpicão: eu adorava!
Mas o período de abstinência durou pouco. Incrementando uma receita de salada com moyashi (broto de feijão), surgiu um salpicão sem frango, nutritivo e delicioso. E ainda com os benefícios nutricionais do broto que possui grande quantidade de vitaminas e minerais.
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 25/10/07
Bolinhos de Abóbora
Hilda Armstrong
[email protected]
Da abóbora tudo se aproveita. É saúde pura!
A casca da abóbora, por exemplo, é rica em fibras. As sementes, que muitas vezes vão parar no lixo, também. Além de serem excelente fonte de zinco. Já a polpa tem carotenóide, um antioxidante natural que protege as células.
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 19/10/07
Sopa Rápida
Hilda Armstrong
Há quem diga que alimentação saudável requer tempo e dedicação.
Não deixa de ser verdade, mas alguns segredos garantem a excessão desta regra.
Um deles é esta sopa rápida. Bastam algumas folhas de alface, um temperinho e em poucos minutos, você tem um caldinho aquecido para matar a fome nos momentos de pressa.
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 11/10/07
Arroz Cateto Integral com Lentilha
Hilda Armstrong
Poderia atribuir a inspiração desta receita ao delicioso arroz com lentilhas, que costumo comer na Rotisseria Sírio Libaneza, no Largo do Machado.
Entretanto, convém admitir que a idéia se deu enquanto fazia compras em um mercadinho japonês, em Laranjeiras. O lugar é um achado que prometo compartilhar em outra ocasião.
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 05/10/07
Bolo de Chocolate
com Morango e Fibras
Hilda Armstrong
Uma combinação improvável e um resultado incrível. A receita de bolo de chocolate com fibras agradou até aqueles que torcem o nariz para o universo "natureba". Uma opção mais saudável para quem não abre mão do sabor e do vício pelo chocolate.
Façam suas apostas e mãos a obra!
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 27/09/07
Quiche de Cebola com Queijo Provolone Fresco
Hilda Armstrong
Eu já sabia que setembro era o mês de chegada da Primavera.
O que eu desconhecia é que este também é o período de início da safra da cebola. Particularmente, sempre achei a cebola onipresente. Afinal, ela é a base de boa parte dos temperos e confere um sabor especial aos pratos que lhe incluem.
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 21/09/07
Entre especiarias e
lembranças de
infância
Hilda Armstrong
Minha primeira experiência de forno e fogão, data-se, digamos assim, dos idos de 1988.
Lembro que na ocasião, esperei minha mãe sair, e somente então, coloquei em prática uma receita de bolo de chocolate descoberta nas páginas do gibi da Luluzinha.
Saiba mais...
Rio de Janeiro, 07/09/07
Batidão de Coco com Baunilha
Hilda Armstrong
[email protected]
Eis que surge 7 de setembro.
Celebrações do Dia da Independência a parte, na vida real, é dada a largada para a temporada anual de consecutivos feriadões.
Particularmente estou contando as horas para me permitir equilibrar descanso e diversão nestes 3 dias de folga.
Saiba mais...