Rio de Janeiro, 23/11/07
Iscas de Bacalhau com Abóbora
Hilda Armstrong
[email protected]
Da carruagem da Cinderela para as nossas refeições, a abóbora está deixando de ser coadjuvante para virar a estrela a vez. Excelente fonte de vitamina A, também é rica em vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Estas características a colocaram no ranking dos principais alimentos a favor da juventude.
Originária da América, era parte da alimentação das civilização Asteca, Inca e Maia. É parente da melancia, do melão, do chuchu e do pepino: todos pertencem à família Cucurbitácea.
Extremamente versátil, pode ser consumida através de receitas doces ou salgadas. Bolos, compotas, pudins, cozidos, saladas, refogados, curaus, sopas, pães ou purês, são alguns exemplos.
Para a coluna desta semana, a abóbora surge acompanhada de iscas de bacalhau. E por incrível que pareça, de forma econômica. Nesta receita, apenas 200 gramas do peixe, chega a servir até 4 pessoas.
Iscas de Bacalhau com Abóbora
Ingredientes:
300 gramas de abóbora com casca
200 gramas de bacalhau desfiado
1 colher de chá de gengibre ralado
5 colheres de azeite extra-virgem
1 pitada de sal
1 pitada de alecrim
1 pitada de curry
4 colheres de sopa de alho poró picado
1 maço de salsinha
Modo de Preparo:
Coloque o bacalhau desfiado de molho em água fria, por 30 minutos.
Depois escorra a água e reserve.
Corte a abóbora em pedaços pequenos e passe no triturador.
Em fogo médio, refogue o alho poró no azeite e acrescente o alecrim, o curry e o sal. Em seguida, o bacalhau, o gengibre e por fim, a abóbora triturada.
Mexa com uma colher de pau e quando começar a grudar no fundo na panela, baixe o fogo, acrescente 1/2 copo de água morna e tampe. Deixe cozinhar por 20 minutos.
Salpique a salsinha picada e sirva a seguir.
Como acompanhamento, experimente uma salada verde ou arroz integral.
Até a próxima semana!