Rio de Janeiro, 07/12/07
Erros e Acertos na Cozinha -
Creme de Abobrinha
[email protected]
Uma das peculiaridades que mais me agrada na culinária, são as possibilidades de acerto, diante do erro.
A liberdade na cozinha para experimentar, ousar, errar, inventar é muito mais interessante que o previsível acerto. Imagino que os especialistas em gastronomia, não concordem com esta teoria. Mas é que além de "perseverante" - para não dizer, teimosa - não me dou por vencida facilmente.
Até porque, também sou adepta do desperdício zero.
Então, quando uma receita não funciona exatamente conforme as expectativas, mexo dali, acrescento um ou outro ingrediente e logo surge uma nova opção.
É bem verdade, que nem sempre esta tática funciona. Mas faço o possível para aproveitar ao máximo, o produto do tal "erro culinário". Na maioria das vezes, para felicidade geral, dá certo. Ou seja, a experiência deixa de ser sinônimo de frustração.
Mas vamos ao que interessa: eu, ré confessa, admito que enquanto cozinhava abobrinhas para fazer um refogado, esqueci as pobrezinhas no fogo e ela acabou, literalmente, encharcada. Afinal, dizer que "cozinhou demais" não seria o suficiente para ilustrar o fato.
Fiquei olhando para as abobrinhas, esfaceladas e pensei: hum, vou fazer um creme de abobrinha!
Erros e Acertos na Cozinha - Creme de Abobrinha
Ingredientes:
3 abobrinhas médias
1 cebola picada
2 colheres de azeite extra-virgem
sal e noz-moscada a gosto
1 ovo batido
1/2 copo de leite
1 colher de chá de amido de milho
queijo ralado para povilhar
Modo de Preparo:
Corte as abobrinhas em pedaços pequenos. Refogue a cebola picada no azeite, acrescente as abobrinhas, a noz-moscada, o sal e deixe cozinhar por 10 minutos.
Aqueça o leite e misture a ele o amido de milho e despeje aos poucos sobre a abobrinha.
Por fim, acrescente o ovo batido e mexa com vigor. Deixe no fogo médio, por mais 10 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador.
Quando for servir, povilhe com queijo ralado.