Rio de Janeiro, 08/11/07
Torta de Goiaba Vermelha
Hilda Armstrong
[email protected]
Fruto da goiabeira, suculenta e nutritiva a goiaba chega a ter quase 5 vezes mais vitamina C que a laranja. Além disso, é riquíssima em vitamina B1 e contém sais minerais como Fósforo, Ferro e Cálcio que ajudam na formação dos dentes, ossos e sangue.
Informações nutricionais a parte, quando pequena, ficava mesmo era com água na boca e morrendo de inveja do Chico Bento. O personagem de Maurício de Sousa, quadrinho sim, quadrinho não, abocanhava uma deliciosa goiaba.
Ela também está presente nas minhas memórias de família. Minha querida e saudosa tia Severina, costumava fazer doce de goiaba em casa. Sua cozinha ficava impregnada com o aroma da fruta madura. Alguns anos se passaram, mas até hoje esse "perfume frugal" me remete a estas boas lembranças.
Reunindo as lembranças e a criatividade, a sugestão desta semana é uma torta de goiaba vermelha.
Torta de Goiaba Vermelha
Ingredientes:
2 ovos
3 goiabas vermelhas maduras
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de linhaça triturada
3 colheres de sopa de castanha do Pará triturada ou ralada
300ml de suco de goiaba sem açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
Farelo de trigo para polvilhar
Recheio:
6 goiabas vermelhas maduras
1 xícara de açúcar mascavo
Modo de Preparo:
Lave as goiabas e retire a casca mantendo parte da polpa, excluindo as sementes, corte em tirinhas de tamanho médio e reserve. Bata a polpa no liquidificador com ½ copo de água. Passe por uma peneira para reter as sementes. A parte bata as gemas, com a castanha triturada e o açúcar mascavo. Acrescente a polpa da goiaba, batida no liquidificador, a farinha de trigo, a linhaça triturada, o fermento e o suco. Por fim, bata as claras em neve e misture ao restante da massa com delicadeza.
Unte uma forma com um pouco de manteiga e polvilhe com farelo de trigo. Acomode a massa e leve ao forno pré-aquecido por 35 minutos.
Para o recheio descasque as goiabas preservando parte da polpa e retirando as sementes. Corte em pedaços médios. Bata a polpa no liquidificador e separe as sementes. Misture com o açúcar mascavo e leve tudo ao fogo. Mexa com uma colher de pau. Quando ferver, baixe o fogo e continue mexendo. Está no ponto quando você passar a colher no meio do doce e ele não se unir imediatamente.
Depois que o bolo estiver assado, retire do forno, tire da forma e com ele ainda quente, despeje o doce de goiaba. Deixe esfriar e sirva acompanhado de uma fatia de queijo Minas. Fica uma delícia!