Rio de Janeiro, 25/10/07
Bolinhos de Abóbora
Hilda Armstrong
[email protected]
Da abóbora tudo se aproveita. É saúde pura!
A casca da abóbora, por exemplo, é rica em fibras. As sementes, que muitas vezes vão parar no lixo, também. Além de serem excelente fonte de zinco. Já a polpa tem carotenóide, um antioxidante natural que protege as células.
E o melhor: é um dos alimentos mais baratos encontrados em supermercados e hortifrutis. Mais um motivo para não deixar de tê-la no cardápio.
Protagonista de deliciosos pratos, quem resiste a um doce caseiro de abóbora com coco ou a uma abóbora recheada com catupiry? Suas sementes torradas têm sabor que lembram amendoim e podem ser usadas no preparo da receita a seguir.
Bolinhos de Abóbora
Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de sementes de abóbora torradas
2 xícaras (chá) de abóbora cozida com casca e amassada
1/4 de xícara (chá) de azeite extra-virgem
1/2 xícara (chá) água morna
1 colher (café) de sal
Modo de Preparo:
Para obter a farinha de sementes de abóbora basta removê-las da polpa, lavar e deixar secar.
Leve ao forno brando por 10 minutos e depois triture no liquidificador.
Misture a farinha de trigo, a farinha de sementes de abóbora e o sal. Em seguida, acrescente a abóbora cozida com casca e amassada e o azeite. Quando a massa estiver encorpada vá adicionando a água aos poucos. Dependendo do desempenho da mistura não será necessário usar toda a água.
A consistência deve ser firme. Molde bolinhos com a ajuda das palmas das mãos. Arrume-os em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido por em média 20 minutos.
Uma sugestão: enquanto você molda os bolinhos, pode recheá-los com pedaços de queijo ou uma colher de chá de requeijão de boa qualidade. A textura dos bolinhos prontos é levemente crocante por fora e macia por dentro.
Bom apetite e até a próxima semana!